Representações sociais de licenciandos sobre ser professor de ciências

Autores

  • Heloisa Fernanda Ortêncio Negri Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Carlos Alberto Oliveira Magalhães Júnior Departamento de Ciências do Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá.
  • Celia Tamara Coêlho Departamento de Ciências da Universidade Estadual de Maringá
  • Cristiano Domingues da Silva Centro Universitário Cesumar
  • Felipe da Silva Triani Laboratório de Estudos e pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n20.782

Resumo

O objetivo foi investigar as Representações Sociais (RS) que licenciandos em Ciências da Universidade Estadual de Maringá têm sobre a atividade docente nesta área. Identificamos as representações sociais e o núcleo central por meio da entrevista semiestruturada e da técnica de evocação livre de palavras como instrumentos de coleta de dados, já a técnica de análise de conteúdo foi adotada como instrumentos de análise de dados. Os resultados apresentados por meio de entrevistas semiestruturadas são de que os acadêmicos possuem uma representação social na formação de professores de Ciências pautada na formação conteudista. Sobre “Ser professor de Ciências”, como resultado do núcleo central nos 3º anos encontramos a palavra “Inteligente”, e nos 4º anos o núcleo central foi apontado pelas palavras “Conhecimento” e “Sentimento”. Foi possível acentuar por meio da análise dos planos de aulas e relatórios que os acadêmicos possuem uma representação social baseada no livro didático, e a prática de ensino pautada na teoria tradicional de ensino.

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Biografia do Autor

Felipe da Silva Triani, Laboratório de Estudos e pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES

Mestre em Humanidades, Culturas e Artes - UNIGRANRIO

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Publicado

04-12-2018

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Artigos