Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) aplicada simultaneamente para estudantes de engenharia de 3º e 7º períodos como ferramenta motivacional.

Autores

  • Anderson Elias Furtado FARO - Faculdade de Roseira / SP
  • Denise Ferreira Laurito Nascimento FARO - Faculdade de Roseira / SP
  • José Wilson de Jesus Silva Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA, Lorena, SP

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n19.788

Palavras-chave:

Aprendizado Baseado em Problemas, Engenharia de Materiais, Metodologias Ativas de ensino, Likert

Resumo

A evasão dos alunos é um problema nos cursos de ciênias exatas e engenharias, não só no Brasil, mas em diversos países ao redor do mundo. Este fato pode estar relacionado as metodologias de ensino e o ambiente nas matérias introdutórias serem vistos como ineficientes e desmotivadores pelos estudantes. As metodologias ativas de ensino e, entre elas, a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), têm sido propostas como forma de reduzir essa desmotivação e evasão nos cursos de Engenharia. O presente artigo busca compreender por meio de um questionário de avaliação Likert a percepção pessoal de estudantes de engenharia após a aplicação dessa metodologia em uma aula a fim de confirmar sua viabilidade como ferramenta motivacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Elias Furtado, FARO - Faculdade de Roseira / SP

Engenharia Mecânica

Área de Engenharia de Materiais e Metalurgia

Denise Ferreira Laurito Nascimento, FARO - Faculdade de Roseira / SP

Engenharia

Área de Ciência e Tecnologia dos Materiais

José Wilson de Jesus Silva, Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA, Lorena, SP

Professor Titular I e Coordenador das Relações Institucionais e Internacionais do Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA

Referências

BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. DE. Metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Engenharia. In: XIII International Conference on Engineering and Technology Education–INTERTECH. 2014.

BARUA, A. Methods for decision-making in survey questionnaires based on likert scale. Journal of Asian Scientific Research, v. 3, n. 1, p. 35–38, 2013.

BOROCHOVICIUS, E.; TORTELLA, J. C. B. Aprendizagem Baseada em Problemas : um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, p. 263–293, 2014.

CAMPOS, L. C. DE et al. Fatores Críticos num Processo de Aprendizagem Baseada em Projetos: Perceções de Estudantes de 1o Ano de Engenharia. In: 5th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE’2013). CiED, 2013.

CARLINI, A. L. Aprendizagem baseada em problemas aplicada ao ensino de direito:Projeto exploratório na área de relações de consumo. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006.

CAVALCANTE, F. P.; EMBIRUÇU, M. F. Aprendizado com base em problemas: como entusiasmar os alunos e reduzir a evasão nos cursos de graduação em engenharia. Anais: XLI–Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Gramado,UFRGS, 2013.

CORREA, K. C. et al. Active learning under the industrial engineering perspective of the second year students. Revista de Gestão & Tecnologia, p. 59–65, 2015.

FARO - Faculdade de Roseira, Projeto pedagógico de Curso de Engenharia Mecânica. Roseira - SP, 107p. 2015.

FURTADO, A. E.; LAURITO, D. F. Problem Based Learning aplicado a diferentes turmas de diferentes cursos simultaneamente. II Fórum 2016 STHEM Brasil - Encontro sobre Inovação Acadêmica e aprendizagem Ativa. São Caetano do Sul - SP. Editora FOA, , 2016. Disponível em: <http://web.unifoa.edu.br/editorafoa/index.php/anais-do-ii-forum-2016-sthem-brasil/>

HUNG, W.; JONASSEN, D. H.; LIU, R. Problem-Based Learning. Handbook of research on educational communications and technology. [s.l: s.n.]. v. 3p. 485–506.

INEP/MEC. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-levantamentos-acessar>. Acesso em: 11 jul. 2016.

LIMA, R. M. et al. A case study on project led education in engineering: students’ and teachers' perceptions. European Journal of Engineering Education, v. 32, n. 3, p. 337–347, jun. 2007.

MANRIQUE, A. L.; DIRANI, E. A. T.; CAMPOS, L. C. PBL em um curso de Engenharia Biomédica: a experiência da PUC-SP. Anais da PBL2010 International Conference–Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies. São Paulo: Congresso Internacional, 2010.

MEI, M. EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO. Fortalecimento das Engenharias. Confederação Nacional da Indústria. Brasília, 2015.

MESQUITA, D. et al. The connection between Project Learning approaches and the industrial demand for transversal competencies. Anais Proceedings of the 2nd International Research Symposium on PBL. Melbourne, Australia: 2009.

MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. v. II, p. 15–33, 2015.

PCAST. Report to the President. Executive Office of the President President’s Council of Advisors - Washington President`s Council, 2012.

RIBEIRO, L. R. C. Aprendizado baseado em problemas. São Carlos: EduFSCar, Fundação de Apoio Institucional, 2008a.

RIBEIRO, L. R. DE C. A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): Uma implementação na educação em engenharia na voz dos atores. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, 2005.

RIBEIRO, L. R. DE C. R. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) na educação em Engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 27, n. 2, p. 23–32, 2008b.

SILBERMAN, M. Active Learning – 101 Strategies do teach any subject. Massachusetts: 1996.

SILVA, S. L. DA et al. Estratégia educacional Baseada em Problemas para grandes grupos: Relato de experiência. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 39, n. 4, p. 607–613, dez. 2015.

SOUSA, S. DE O. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL – Problem-Based Learning): estratégia para o ensino e aprendizagem de algoritmos e conteúdos computacionais. Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, 2011.

Downloads

Publicado

18-07-2018

Edição

Seção

Artigos