Uma experiência com Think Pair Share no Ensino Fundamental I

Angelina Fatima Moreno Vaz dos Reis, Maria Auxiliadora Motta Barreto

Resumo


Este artigo é resultado da pesquisa de dissertação de mestrado que se propôs a investigar as possíveis contribuições da Metodolgia Ativa Think Pair Share no Ensino Fundamental I. As Metodologias Ativas de Aprendizagem são estratégias de ensino que visam a mobilizar o aluno para a construção do próprio conhecimento de forma mais proativa e menos receptora.  Para aplicação da metodologia foi desenvolvida uma sequência de atividades com o tema astronomia com ênfase para o tópico lua, em que os alunos deveriam pensar em conjunto, discutir em pares e efetuar relações com a mediação do professor. O desenvolvimento desta estratégia foi considerado positivo, pois os alunos se mostraram engajados nas atividades e responderam satisfatoriamente a ela. Foi constatada escassez de material de pesquisa sobre metodologias ativas aplicado ao Ensino Fundamental I no Brasil, o que sinaliza a necessidade de aprofundar as práticas e efetuar um registro reflexivo sistemático sobre as mesmas.

Palavras –chaves: Metodologias ativas, think pair share, ensino fundamental I


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Praxis

Campus Três Poços - Av. Paulo Erlei A. Abrantes, 1325 - Três Poços
Prédio 3 - Sala 2 (Casarão)
Volta Redonda - RJ - CEP: 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400 – Ramal: 8350

Indexado em: