Pesquisa Científica no Curso de Enfermagem: Revisão Integrativa

Autores

  • Marcela Pereira Oliveira Centro de Ensino Superior de Valença/ FAA
  • Ilda Cecília Moreira da Silva Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA)
  • Gabriela Girão Albuquerque Centro Universitário de Volta Redonda ( UNIFOA)

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-8-16-804

Resumo

O curso de enfermagem vem buscando modificar o perfil do profissional, através de uma formação técnica, científica, crítica e reflexiva por intermédio da pesquisa científica. Porém, parte desses alunos são desestimulados ao realizar essa atividade. Este trabalho teve como objetivo buscar evidências cientificas sobre a percepção do aluno de enfermagem acerca da pesquisa científica. Utilizou-se como metodologia a revisão integrativa. A pesquisa foi realizada em bases de dados na área da saúde e os descritores utilizados foram: estudantes de enfermagem e pesquisa em enfermagem. Foram encontrados 15 artigos. Percebeu-se que os alunos entendem a importância da pesquisa científica na formação e no desenvolvimento acadêmico e profissional. A falta de integração entre instituições de ensino superior e os serviços de saúde foi apontada como dificuldade para realização e elaboração de pesquisas cientificas. As instituições de ensino superior, as atividades de extensão e o apoio docente foram apontados como essenciais no estímulo do aluno ao ato constante da pesquisa. Considera-se a necessidade da mudança do perfil do professor para melhor desenvolvimento do aluno e a busca por metodologias e instrumentos para o estímulo do estudo e do desenvolvimento da prática em questão. Além disso, melhor integração ensino com os serviços de saúde.

Palavras-chave:  Estudantes de Enfermagem, Pesquisa Científica, Metodologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Pereira Oliveira, Centro de Ensino Superior de Valença/ FAA

Enfermeira. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Mestrado em andamento em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Volta Redonda. Atuando como  enfermeira na Estratégia de Saúde da Família em Valença ( RJ)  e professora dos cursos de Enfermagem e Medicina no Centro de Ensino Superior de Valença / FAA.

Referências

REFERÊNCIAS

AMARAL, R. As contribuições da pesquisa científica na formação acadêmica. Identidade Científica, Presidente Prudente-SP, v. 1, n. 1, p. 64-74, jan./jun. 2010.


BISCARDE, D.G. S; PEREIRA-SANTOS, M; SILVA, L.B. Formação em saúde, extensão universitária e Sistema Único de Saúde (SUS): conexões necessárias entre conhecimento e intervenção centradas na realidade e repercussões no processo formativo. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 18, n. 48, p. 177-186, 2014.


BRASIL. Brasília. Resolução CNE/CES nº 3 de Novembro de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação de em Enfermagem. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de Novembro de 2001. Seção 1, p. 37.


BRASIL. Lei Darcy Ribeiro (1996). LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional [recurso eletrônico]: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 9. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. 45 p. – (Série legislação; n. 118).

GOMES, M.M.F; SANNA, M.C. A pesquisa em enfermagem no congresso de iniciação científica de uma universidade de São Paulo. Rev. bras. Enferm. Brasília , v. 57, n. 5, p. 574-578, out. 2004.

HEYDEN, M.S.T; RESCK, Z.M.R; GRADIM, C.V.C. A pesquisa na graduação em enfermagem: requisito para conclusão do curso. Rev. bras. enferm. Brasília , v. 56, n. 4, Aug. 2003.

FORPROEX - Fórum De Pró-Reitores De Extensão Das Universidades Públicas Brasileiras. Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e a flexibilização curricular: uma visão da extensão. Brasília: MEC/SESu, 2006.


FORTUNA, C.M; MISHIMA S.M . A pesquisa de enfermagem e a qualificação da assistência: algumas reflexões. Rev. Eletr. Enf. 2012 14(4):740-2 .

FÓRUM DE REFLEXÃO UNIVERSITÁRIA. Os desafios da pesquisa no Brasil. Caderno Temático. Suplemento Jornal da Unicamp. Campinas, ano I, n 12, Fev 2002.

FREITAS SMB et al. Dificuldades vivenciadas na construção do tcc: percepção de estudantes egressos de um curso de graduação em enfermagem. IN: SEMINARIO NACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM,2013. Anais do 17 Seminario Nacional de Pesquisa em enfermagem, Natal, 2013.

MARTINS, J.C.M. Investigações em Enfermagem: alguns apontamentos sobre dimensão ética. Pensar Enfermagem. Lisboa, v.12, n.2, 2008.

MENDES, K.D.S ; SILVEIRA, R.C.C.P ; GALVÃO, C.M . Revisão Integrativa: método de pesquisa para incorporação de evidências na saúde. Texto contexto - enferm. vol.17 no.4 Florianópolis Oct./Dec. 20088.

NAJJAR, E.C.A; ALVES, M.A.S. Competências e habilidades para pesquisa em alunos degraduação de terapia ocupacional. Ciências e Cognição 2009; Vol 14 (3): 145-159.

PIEXAK, D.R et al . A percepção de estudantes da primeira série de um curso de graduação em enfermagem acerca da pesquisa. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro , v. 17, n. 1, Mar. 2013.

SIQUEIRA, M. A Relevância da Pesquisa Científica na formação dos discentes. FIDES, Natal, v. 1, n. 1, fev./jul. 2010.

SOUZA, M.T; SILVA M.D; CARVALHO, R. Revisão Integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, v.8, n.1. 2010, p 102-6.

TRENTINI, M; SILVA, D.G.V. Grupos de pesquisa em enfermagem: a transferibilidade do conhecimento para a prática. Texto contexto - enferm. Florianópolis , v. 21, n. 4, Dec. 2012.

Downloads

Publicado

09-10-2016

Edição

Seção

Artigos