Cuidados com a dentição em período escolar: orientações para professores

Autores

  • Elaine de Sá Chaves Mestranda - Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - UniFOA - RJ
  • Valéria Vieira Professora do Centro Universitário de Volta Redonda/UniFOA - RJ Pesquisadora colaboradora do Museu da Vida/FIOCRUZ - RJ

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-2-3-914

Palavras-chave:

Processo ensino-aprendizagem, educação não-formal, jogos educativos.

Resumo

O processo ensino-aprendizagem não deve se restringir ao contexto escolar, a modalidade não-formal surge para aumentar o interesse do aluno, podendo acontecer dentro de sala de aula através de atividades lúdicas como jogos educativos. Esta pesquisa sugere a aplicação de uma atividade não-formal em um espaço formal, a escola. A atividade refere-se a um jogo da memória, sobre saúde, higiene bucal e traumatismo dental, acompanhando o jogo forneceremos um manual de instruções para o professor, enriquecido do conteúdo teórico abordado no mesmo. Objetiva-se, com este trabalho, fornecer subsídios fundamentais, ao público escolar, para o aprendizado necessário sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDREASEN, J.O; ANDREASEN, F.M. Texto e atlas colorido de traumatismo dental. 3ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

CRISTOVAM, C. R. G. O lúdico como mediador da consciência: resultados da aplicação de um jogo em portadores de HIV/AIDS. 93p. Dissertação. Pedagogia, PUC, São Paulo. 2005.

FONSECA, F. B. D.;KANAAN, D. D. M; SILVA, V. O. ; FLORIAM, L. J. Levantamento sobre erupção precoce dos primeiros molares permanentes em crianças abaixo de 6 anos de idade e sua prevalência de cárie. Revista Ciências e Saude, São Paulo, v.19, nº1, p. 35-40, jan/jun. 2001

HUIZINGA, J. Homo ludens: O jogo como elemento de cultura. 5. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

MACDONALD, R.E; AVERY, D.R. Odontopediatria. 6ªed. Rio de Janeiro: Guanabara koogan,1995.

MACKIE, I.C., WORTHINGTON, H.V. An investigation of replantation of traumatically avulsed permanent incisor teeth. Br. Dent. J. v.172, p. 17-20, Jan.1992.

MOURA, G. R. S. e VALE, J. M. F. (2002) - O Ensino de Ciências na 5ª e na 6ª Séries do Ensino Fundamental. Educação em Ciências, da Pesquisa a Prática Docente (org. Roberto Nardi), São Paulo, Escrituras Editora.

NORDI, P. P.; SANTOS, P. A.; RODRIGUES, J. A. Alterações oclusais ocasionados pela perda precoce dos primeiros molares permanentes. Rev. Bras. Odontologia, São Paulo, v. 12, p.12-19, 1994.

SANTOS, P. A.; RODRIGUES, P. N. S. Conhecimento sobre prevenção de cárie e doença periodontal e comportamento de higiene bucal de professores de ensino fundamental. Revista de ciência e odontologia Brasileira, Araraquara, v.6, n.1, p.67-74, jan/mar. 2003.

SCANNAVINO, F; Conhecimento e atitudes do professor de ensino relacionados à avulsão dentária. JPB ver.libame. Odontopediatria. Set- out. 2004

SUSTERMAN, S.; MELLER, S.; KANE, J. Replantation of Traumatically avulsed immature incisor. Report of case. J. dent. Child., v. 43, p. 49-52. 1976.

UNFER, B.; SALIBA, O. Avaliação do conhecimento popular e práticas cotidianas em saude bucal. Revista de saúde pública, São Paulo, v.34, n.2, p.190-195, abr. 2000.

VALENTE, M. E, CAZELLI, S. e ALVES, F. Museus, ciência e educação: novos desafios. História, ciências, saúde – Manguinhos,vol.12 (suplemento). P. 183-203,2005.

VIEIRA, V. (2005). Análise de Espaços Não-Formais e sua contribuição para o Ensino de Ciências. Tese (doutorado) – Programa em Educação, Gestão e Difusão em Biociências. Instituto de Bioquímica Médica – UFRJ, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

28-03-2017

Edição

Seção

Artigos