Gestão da Qualidade a Utilização do Método de Ishikawa na Diminuição do Tempo de Permanência dos Veículos - TPV Inbound: Estudo de Caso

Autores

  • Eriane Fialho Carvalho Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho –UNESP, Guaratinguetá -SP.
  • Alexander Santos
  • Avanil Silva
  • Edson Correa
  • Rodolfo Martins
  • Tássia Santos
  • Thalita Reis

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n28.100

Palavras-chave:

Gestão da Qualidade, Ferramenta de Qualidade, Ishikawa, Custo.

Resumo

O objetivo deste trabalho é correlacinar uma das ferramentas da qualidade em um case real que foi utilizado a ferramenta Ishikawa como príncipio básico para solucionar o problema detectado: excesso do tempo de permanência dos veículos dentro da Usina multinacional estudada. O case analisado pelo nosso grupo, consiste na redução do tempo médio que os veículos permanecem dentro da Usina aguardando o devido carregamento. Uma vez que, entende-se por qualidade o atendimento das necessidades do cliente continuamente, baseando-se na prevenção de aspectos relativos à não-qualidade tais como: erros, defeitos na realização de serviços e produção de bens, erro na compra de produtos, serviço desnecessário, produtos inseguros, falta de segurança nas condições de trabalho, tempo desperdiçado, demoras e falhas. Sendo assim, o tempo ocioso do veículo no interior da Usina deixa-os expostos à riscos quanto à segurança das pessoas, ao relacionamento entre motoristas e demais colaboradores envolvidos nas execuções, à custos, à produtividade e no atraso da entrega do produto ao cliente. No case foi utilizado o diagrama de causa e efeito, também conhecido como espinha de peixe ou ishikawa, para representar a relação entre o "efeito" e todas as possibilidades de 'causa' que podem contribuir para esse efeito. Esse diagrama é desenhado para ilustrar claramente as várias causas que afetam o processo, por classificação e relação das causas. Para cada efeito existem seguramente, inúmeras causas dentro de categorias. Podendo assim otimizar o tempo ocioso dos veículos no interior da Usina.

Palavras chave: Gestão da Qualidade, Ferramenta de Qualidade, Ishikawa, Custo.

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Biografia do Autor

Eriane Fialho Carvalho, Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho –UNESP, Guaratinguetá -SP.

Pós Graduanda em Gestã da Produção - FEG - Unesp

Referências

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Publicado

10-08-2015

Como Citar

CARVALHO, Eriane Fialho; SANTOS, Alexander; SILVA, Avanil; CORREA, Edson; MARTINS, Rodolfo; SANTOS, Tássia; REIS, Thalita. Gestão da Qualidade a Utilização do Método de Ishikawa na Diminuição do Tempo de Permanência dos Veículos - TPV Inbound: Estudo de Caso. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 10, n. 28, p. 31–38, 2015. DOI: 10.47385/cadunifoa.v10.n28.100. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/100. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia e Engenharias

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