Importância da prevenção do câncer de colo uterino
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1910Palavras-chave:
câncer de colo uterino, papanicolau, prevenção, PSF, Vila AmericanaResumo
O câncer de colo uterino representa um sério problema de saúde pública nos países em desenvolvimento. Apesar desta doença ter a vantagem de ser diagnosticada precocemente por meio do exame preventivo (Papanicolau), o índice de mortalidade deste câncer ainda é alto. O nível de informação da população quanto a esta doença é defasado e por isso as mulheres não realizam o preventivo regularmente, não diagnosticando precocemente a doença e aumentando o índice de mortalidade de tal patologia. Confiantes no poder da divulgação de informações sobre a prevenção do câncer de colo uterino, alunos do 11º período de medicina, do módulo ginecologia e obstetrícia/saúde coletiva 2012/1, do UniFoa promoveram uma palestra na Unidade Básica de Saúde do bairro Nova Primavera em Volta Redonda, RJ. A palestra teve como objetivo informar à população sobre o câncer de colo uterino, seu principal causador (Papilomavírus Humano - HPV) e o exame preventivo, e também verificar a atuação do programa de saúde da família (PSF) local quanto à prevenção da doença, já que este possui como papel fundamental a promoção da saúde e prevenção de doenças. No trabalho observou-se o desinteresse da população a cerca do tema a ser abordado, pois o PSF local convidou 80 mulheres para o evento e apenas 16 compareceram na palestra. Mesmo com poucas participantes realizou-se a palestra e para averiguar o nível de informação, sobre o tema, das participantes, foi aplicado um questionário com perguntas objetivas. Com o trabalho pôde-se concluir que embora a maioria das mulheres soubessem o que era o preventivo e o câncer de colo uterino e alegassem que o PSF local divulgava campanhas de prevenção de tal doença, o exame ainda não era realizado regularmente por elas. Sendo assim, mesmo sabendo o que é o câncer de colo uterino, as pessoas ainda precisam de mais informações e incentivos para a realização do preventivo, e a atuação do PSF é de extrema importância na cobrança da realização dos exames para promoção da saúde local.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.