Atenção à saúde do idoso: instrumentalizando o profissional de saúde na atenção primária

Autores

  • M. L. A. Rodrigues UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ
  • D. A. B. Escada UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ
  • A. G. P. Baylão UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ
  • M. M. A. Fonseca UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ
  • M. F. A. Alves-Oliveira UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2280

Palavras-chave:

saúde do idoso, atenção primária, ensino

Resumo

No Brasil o envelhecimento se deu de forma rápida, com dificuldade de reorganização das áreas da saúde, com carência de profissionais qualificados no cuidado ao idoso. Existe uma preocupação para saúde pública, pois aumenta a prevalência de doenças crônicas com limitações funcionais e incapacidades. Para promover o envelhecimento saudável e mantê-los com independência pelo maior tempo possível, faz-se necessário que os profissionais dos serviços de atenção à saúde tenham disponíveis tecnologias que permitam realizar diagnósticos corretos da situação do idoso. Nesse estudo investigamos o conhecimento dos profissionais de saúde da ESF a respeito da avaliação geriátrica ampla e sua formação em saúde do idoso. Elaboramos um questionário que está sendo aplicado aos profissionais de nível superior da ESF do município de Pinheiral, no Rio de Janeiro. Os resultados preliminares revelam que a maioria teve na graduação aulas sobre abordagem ao idoso e fazem a avaliação funcional, mas sente necessidade de informações sobre a saúde do idoso e de instrumentos que permitam melhorar sua prática com relação ao atendimento, tais como: cartilhas, DVD e vídeo. Quanto aos instrumentos de avaliação funcional e o caderno do Ministério da Saúde sobre saúde do idoso, a maioria desconhece-os.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-08-2018

Como Citar

RODRIGUES, M. L. A.; ESCADA, D. A. B.; BAYLÃO, A. G. P.; FONSECA, M. M. A.; ALVES-OLIVEIRA, M. F. A. Atenção à saúde do idoso: instrumentalizando o profissional de saúde na atenção primária. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 2esp, p. 37, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v6.n2 Esp.2280. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2280. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>