Serviço social e formação profissional: a realidade de trabalho dos assistentes sociais egressos do curso de serviço social do UniFOA

Autores

  • T. S. Costa UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda,
  • F. C. Marcelino UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda,
  • I. P. L. Ribas UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda,
  • K. A. A. Escobar UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda,

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2369

Palavras-chave:

formação profissional, exercício profissional, qualificação profissional

Resumo

O interesse pela realização desta pesquisa surgiu inicialmente na perspectiva de oferecer um projeto de iniciação científica que tem por objeto inserir o aluno no ambiente da pesquisa acadêmica e da produção de conhecimentos. Como este ano o Curso de Serviço Social do UniFOA completa 10 anos pensamos em desenvolver uma pesquisa relacionada à formação e exercício profissional do Assistente Social, considerando que a pesquisa enquanto atividade de investigação se constitui um elemento fundamental no perfil do Assistente Social na atualidade. Nesse sentido considerando uma pesquisa realizada no ano de 2005 com os egressos da primeira turma formada pelo Curso de Serviço Social (AMORIM & TAVARES, 2007), apresentamos a atual proposta de trabalho. Consideramos ser relevante um novo estudo da temática em função da trajetória percorrida pelo curso até o momento, que vem consolidando suas ações na busca de ofertar um ensino de qualidade, pautado nos princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão para formar profissionais cada vez mais capacitados para a intervenção profissional. A formação profissional do Assistente Social implica a capacitação teórico-metodológica que permite a investigação e compreensão da realidade social para a formulação de estratégias de intervenção. A atualidade exige profissionais cada vez mais capacitados e atualizados para decodificar a realidade social. Nesse sentido apresentamos como objetivos da pesquisa: conhecer a realidade do trabalho dos assistentes sociais egressos do Curso de Serviço Social do UniFOA; identificar as contribuições do Curso de Serviço Social através das ações de ensino, pesquisa e extensão no processo de atuação e intervenção profissional. Pretende-se utilizar como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e pesquisa empírica através de questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-08-2018

Como Citar

COSTA, T. S.; MARCELINO, F. C.; RIBAS, I. P. L.; ESCOBAR, K. A. A. Serviço social e formação profissional: a realidade de trabalho dos assistentes sociais egressos do curso de serviço social do UniFOA. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 2esp, p. 122, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v6.n2 Esp.2369. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2369. Acesso em: 23 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.