Serviço social e formação profissional: a realidade de trabalho dos assistentes sociais egressos do curso de serviço social do UniFOA
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2369Palabras clave:
formação profissional, exercício profissional, qualificação profissionalResumen
O interesse pela realização desta pesquisa surgiu inicialmente na perspectiva de oferecer um projeto de iniciação científica que tem por objeto inserir o aluno no ambiente da pesquisa acadêmica e da produção de conhecimentos. Como este ano o Curso de Serviço Social do UniFOA completa 10 anos pensamos em desenvolver uma pesquisa relacionada à formação e exercício profissional do Assistente Social, considerando que a pesquisa enquanto atividade de investigação se constitui um elemento fundamental no perfil do Assistente Social na atualidade. Nesse sentido considerando uma pesquisa realizada no ano de 2005 com os egressos da primeira turma formada pelo Curso de Serviço Social (AMORIM & TAVARES, 2007), apresentamos a atual proposta de trabalho. Consideramos ser relevante um novo estudo da temática em função da trajetória percorrida pelo curso até o momento, que vem consolidando suas ações na busca de ofertar um ensino de qualidade, pautado nos princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão para formar profissionais cada vez mais capacitados para a intervenção profissional. A formação profissional do Assistente Social implica a capacitação teórico-metodológica que permite a investigação e compreensão da realidade social para a formulação de estratégias de intervenção. A atualidade exige profissionais cada vez mais capacitados e atualizados para decodificar a realidade social. Nesse sentido apresentamos como objetivos da pesquisa: conhecer a realidade do trabalho dos assistentes sociais egressos do Curso de Serviço Social do UniFOA; identificar as contribuições do Curso de Serviço Social através das ações de ensino, pesquisa e extensão no processo de atuação e intervenção profissional. Pretende-se utilizar como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e pesquisa empírica através de questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.