Consumo e produtos de empresas ambientalmente responsáveis: um estudo dos consumidores de cosméticos de Volta Redonda

Autores

  • D. Medina UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • D. Andrade UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Palavras-chave:

comportamento, consumo, empresas ambientalmente responsáveis

Resumo

O presente trabalho trata da relação entre o consumo e produtos de empresas ambientalmente responsáveis, na cidade de Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro e tem como objetivo analisar o comportamento dos consumidores diante das empresas que desenvolvem projetos sócio-ambientais. Quando se fala em responsabilidade ambiental, pensa-se logo em como prolongar a existência do planeta e consequentemente das futuras gerações. A pergunta é: Ser ambientalmente responsável faz a diferença para o consumidor? Acredita-se que a divulgação sobre as ações ambientais realizadas pelas organizações influencie o consumidor na decisão de compra. Segundo pesquisas realizadas em Volta Redondas, com 30 consumidores de várias marcas de cosméticos. A pesquisa realizada com alunos e professores do Unifoa, relevou que 70% dos entrevistados, ou seja, 20 entrevistados preferem à marca Natura. Nessa amostra desenvolveu-se uma nova pesquisa para identificar a relação do consumo dos produtos e a responsabilidade ambiental das marcas. Os resultados demonstraram que 80% dos consumidores da marca têm conhecimento referente aos projetos ambientais desenvolvidos pela empresa Natura. 81% desses consumidores consideram importantes para a sociedade e para o meio ambiente os projetos ambientais desenvolvidos. Para 19% dos entrevistados os projetos consistem em incentivo para a compra dos produtos da empresa. A pesquisa comprovou ainda que 75% dos consumidores estão dispostos a pagar mais pelos produtos de empresas que desenvolvem projetos ambientais. Com base nestes resultados percebe-se que a responsabilidade ambiental deixou de ser apenas um diferencial da empresa, para se tornar um fator de influência na decisão de compra de seus consumidores.

Downloads

Downloads

Publicado

01-11-2018

Como Citar

MEDINA, D.; ANDRADE, D. Consumo e produtos de empresas ambientalmente responsáveis: um estudo dos consumidores de cosméticos de Volta Redonda. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 4, n. 1esp, p. 30, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2554. Acesso em: 7 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.