Práticas corporais, ginástica feminina e educação (Valença 1950)
Keywords:
Códigos de civilidade, Colégio Sagrado Coração de Jesus. história da educação físicaAbstract
O Colégio Sagrado Coração de Jesus, situado no município de Valença, na década de 1950, constituía-se de um corpo discente feminino, o que acarretou uma diversidade de práticas educativas que influenciaram os códigos de civilidade no cotidiano da instituição: condutas de sexualidade, religião, vestimenta, dentre outros. Como estes códigos emergiram nas aulas de Educação Física? Quais os métodos de controle corporal utilizados? Diante do referido contexto, a pesquisa tem como intenção compreender as práticas corporais que emergiram das ações pedagógicas no Colégio Sagrado Coração de Jesus, interferindo nos gestos e códigos de civilidade das alunas da referida instituição. O arcabouço teórico-metodológico do estudo estruturou-se na junção de dois paradigmas que se entreteceram: o paradigma indiciário e a semiologia. O entrelaçamento possibilitou encontrar tessituras importantes para a produção histórica do tempo/espaço estudado. A opção ocorreu devido a dois aspectos que emergem no\do corpus documental utilizado: Primeiro, a fonte oral, que nos permitirá questionar, duvidar e talvez produzir outros possíveis conhecimentos sobre a instituição e suas práticas pedagógicas. O depoimento oral, ainda nos possibilitará a aproximação com a realidade estudada, pois toda fonte histórica derivada da percepção humana é subjetiva, mas apenas a história oral permite-nos desafiar essa subjetividade. Segundo aspecto é o material iconográfico, onde deve se considerar a fotografia simultaneamente, como imagem / documento e como imagem / monumento, onde no primeiro considera-se a fotografia como índice, marca de uma materialidade passada, na qual objetos, pessoas, lugares, nos informam sobre determinados aspectos desse passado (condições de vida, moda, infra-estrutura urbana e rural, condições de trabalho etc.) e no segundo a fotografia é um símbolo, aquilo que no passado, a sociedade estabeleceu como única imagem a ser perenizada para o futuro, sem esquecer que todo documento é monumento, se a fotografia informa, ela também conforma determinada visão de mundo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.