Educação física, esportes na natureza e educação ambiental na escola uma realidade no iepr instituto educacional de porto real
Keywords:
Educação física. Educação ambiental. Sustentabilidade. Esportes na natureza.Abstract
As práticas mais comuns de educação ambiental, sejam na escola ou no contexto não escolar, ainda estão demasiadamente presas ao ensino sobre a natureza, para a natureza e, especialmente nas últimas décadas, na natureza. Nesse último caso, do ensino na natureza, os “estudos do meio” aparecem como propostas educacionais em contato direto com o “meio natural”, objetivando, por meio de atividades de sensibilização, a criação de laços supostamente perdidos pelo crescente distanciamento entre o ser humano e a natureza. Os estudos do meio baseiam-se em metodologias de educação ambiental que propõem visitas orientadas a ambientes conservados objetivando uma vivência prática com ênfase nos valores ambientais trabalhados em sala de aula. Nessa proposta, a criança cria suas próprias experiências, o que poderia contribuir para uma relação afetiva com o meio, para a construção da identidade corporal e para o desenvolvimento da autonomia e criatividade da criança. Nesse sentido, o objetivo principal seria criar uma afinidade dos indivíduos com o meio natural, pelo contato direcionado à natureza através de atividades de sensibilização à prática de trekking, mas com um componente interpretativo e contemplativo integradas ao meio, buscando uma consequente educação à preservação articulando assim uma relação de educação física com a educação ambiental. Segundo Rodrigues apud Barros e Dines (2000), há realmente uma relação direta entre o envolvimento de indivíduos em práticas na natureza e a incorporação de uma ética voltada à conservação dos ambientes que gostam de frequentar. Os autores destacam que isso ocorre pelo crescente sentimento de segurança e bem-estar que o indivíduo sente conforme vivência o meio natural, crescendo também o interesse em se informar sobre os ambientes que visita. Sendo assim estruturei a prática de esportes na natureza no conteúdo das aulas de educação física, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino e aprendizagem, participando ativamente e refletindo sobre uma prática sustentável. Então coloco alguns possíveis roteiros para que eles escolham isso em votação e listo aqui alguns roteiros que foram escolhidos pelos alunos para realização de nossa aulas extra muros: Pico das Agulhas Negras, Costão do Pão de Açúcar, Pico da Pedra Selada, Cachoeira Santa Clara, Cachoeira do Escorrega e Poção de Maromba, Esec Tamoios, Projeto Berçários Marinhos em Tarituba-Paraty entre outros.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.