Fenômenos químicos e físicos: uma prática experimental com o 4º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v17.n48.3780

Palavras-chave:

Química, Ensino de Química, Experimentação, Ensino Fundamental I.

Resumo

A presente pesquisa objetiva analisar as contribuições de uma prática experimental sobre os fenômenos químicos e físicos, realizada com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I em uma escola pública localizada no Município de Ibirité (MG). Este estudo é caracterizado por uma abordagem quali-quantitativa, sendo que os dados obtidos resultam da observação e de um questionário respondido pelos estudantes participantes. A análise dos dados demonstra que cerca de 70% dos discentes conseguiram identificar de maneira correta os experimentos realizados como sendo fenômenos de ordem química ou física.  Porém, quando solicitamos que classificassem os experimentos conforme seu caráter (químico ou físico), a porcentagem de acertos caiu para aproximadamente 50%. Esse resultado demonstra, possivelmente, uma dificuldade na compreensão de parte do instrumento avaliativo usado. Entretanto, a participação dos discentes e as discussões realizadas com a turma indicam que a metodologia usada pode ser considerada uma ferramenta eficiente para o ensino do conteúdo de fenômenos químicos e físico.

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Biografia do Autor

Matheus Felipe dos Reis Rodrigues, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG Unidade Ibirité

Departamento de Ciências Biológicas - DCBio UEMG Ibirité;

Área: Ensino de Ciências e Biologia e Microbiologia Geral.

Sylvia Stella Amaral, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Departamento de Morfologia do ICB-UFMG; 

Área: Biologia Celular. 

Anderson Rodrigues Ramos, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Departamento de Química - UFRJ

Área: Ensino de Quimica, Inclusão e assecibilidade escolar.

Anne Paulino Bajur, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Departamento de Ciências Biológicas - PUC Minas 

Área: Ensino de Ciências e Biologia e Parasitologia. 

Fernanda de Jesus Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG Unidade Ibirité

Departamento de Ciências Biológicas - DCBio UEMG Ibirité;

Área: Ensino de Ciências e Biologia. 

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Publicado

01-04-2022

Como Citar

RODRIGUES, Matheus Felipe dos Reis; AMARAL, Sylvia Stella; RAMOS, Anderson Rodrigues; BAJUR, Anne Paulino; COSTA, Fernanda de Jesus. Fenômenos químicos e físicos: uma prática experimental com o 4º ano do Ensino Fundamental. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 17, n. 48, p. 103–112, 2022. DOI: 10.47385/cadunifoa.v17.n48.3780. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3780. Acesso em: 12 out. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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