Atividades lúdicas no Ensino Médio

uma revisão na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v18.n52.4439

Palavras-chave:

Atividade lúdica, Ensino Médio, Dissertações, Teses

Resumo

Pesquisas recentes na área de Ensino e Educação indicam que atividades lúdicas são potentes auxiliares para o processo de ensino e aprendizagem, em todos os níveis de educação; da educação infantil à superior. Tendo em vista esse ponto, o presente trabalho relata uma revisão sistemática de dissertações e teses realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, analisando a tendência dos trabalhos que envolveram atividades lúdicas no Ensino Médio. Categorizou-se as dissertações e teses quanto à disciplina do Ensino Médio recorrenteno estudando e também foram levantadas os tipos de atividades lúdicas abordadas nos trabalhos filtrados. Percebeu-se que as disciplinas de Biologia, Matemática, Física e Química são aquelas que mais apresentaram pesquisas envolvendo atividades lúdicas, sendo que dentro delas, atividades de jogos de tabuleiros e de tecnologias de informações são as mais recorrentes. Todavia, houve ocorrência de outras atividades, como bingo, jogos de perguntas e respostas e de role-play game. Por fim, concluí-se que o uso de recursos lúdicos é comum nas disciplinas de Química, Física, Matemática e Biologia, o que sugere a necessidade de mais pesquisas sobre atividades lúdicas no ensino médio, especialmente em outras disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanni Miraveti Carriello, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Arcos

Graduado em Química pela Universidade Federal de São Carlos.

Antonia Ana de Sousa Marinho, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Arcos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará e Especialista em Educação Infantil: Docência e Práticas Pedagógicas, também pela Universidade Federal do Pará.

Patrícia Ferreira Santos Guanãbens, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Arcos

Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, Especialista em Didática e Tecnologia no Ensino Superior pela Faculdade Pitágoras de Ipatinga e Ensino de Ciências e Matemática em Ensino pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Referências

CARLOMAGNO, M. C.; ROCHA, L. C. DA. Como criar e classificar categorias para fazer análise de conteúdo: uma questão metodológica. Revista Eletrônica de Ciência Política, v. 7, n. 1, 18 jul. 2016. DOI: https://doi.org/10.5380/recp.v7i1.45771

CARNEIRO, Carla Roberta Teixeira A Perceção dos professores sobre a importância da atividade lúdica na Educação Especial. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade em Domínio Cognitivo-Motor )—Lisboa: Escola Superior de Educação João de Deus, 2012.

CARRIELLO, G. M. et al. A utilização do RPG Maker para o Ensino de Química: uma revisão da literatura. Revista EducaOnline, v. 16, n. 1, p. 135–151, 2022.

CARRIELLO, G. M.; PEGORARO, G. M.; JUNIOR, J. B. DOS S. Citações a Paulo Freire em trabalhos de ensino de química: um estudo de dissertações e teses. ACTIO: Docência em Ciências, v. 7, n. 2, p. 1–18, 16 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v7n2.15208

CAZEIRO, A. P. M.; LOMÔNACO, J. F. B. Formação de conceitos por crianças com paralisia cerebral: um estudo exploratório sobre a influência de atividades lúdicas. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 24, p. 40–50, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722011000100006

DIAS, T. M. R.; CARVALHO-SEGUNDO, W. L. R. DE. Validação automática dos currículos da plataforma lattes à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Páginas a&b: arquivos e bibliotecas, v. 0, n. 0, p. 164–168, 19 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.21747/21836671/pagnesppk21

GERONIMO, R.; GATTI, D. C. Jogos de tabuleiro e Ensino, em busca de interfaces. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 4, n. 1, p. 12–12, 1 dez. 2020.

NETO, H. DA S. M.; MORADILLO, E. F. DE. O Lúdico no Ensino de Química: Considerações a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Química Nova na Escola, v. 34, n. 4, p. 360–368, 2016. DOI: https://doi.org/10.21577/0104-8899.20160048

PEDROSA, Elaine Pessoa A importância do lúdico como ferramenta motivacional nas aulas de biologia no ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas )—Alagoa Grande: Universidade Federald a Paraíba, 22 jun. 2022.

PEREIRA, J. C. O ensino de botânica na educação básica: dificuldades e o jogo como alternativa didática. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Biologia)—Sorocaba, São Paulo: Universidade Federal de São Carlos, 1 set. 2021.

SILVA, A.; METTRAU, M.; BARRETO, M. O lúdico no processo de ensino-aprendizagem das ciências. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 88, n. 220, 2007. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.88i220.733

SOUSA, E. M. et al. A importância das atividades lúdicas: uma proposta para o ensino de Ciências. Anais... Anais... Em: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO. 28 ago. 2012. Disponível em: <https://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/view/3948>. Acesso em: 25 set. 2022

SOUZA, B. D. DE; VIANNA, C. A. F. J. Uma revisão sobre as atividades lúdicas no Ensino de Química. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, v. 20, n. 1, p. 05–24, 2020. DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2020v20n1ID29963

SOUZA, L. D. DE. Tecnologias Digitais no Ensino de Química: Uma Breve Revisão das Categorias e Ferramentas Disponíveis. Revista Virtual de Química, v. 13, n. 3, 29 jun. 2021.

TRAVASSOS, L. E. P. et al. Jogos de tabuleiro na sala de aula. Boletim Alfenense de Geografia, v. 1, n. 1, p. 98–109, 27 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.29327/243949.1.1-5

Downloads

Publicado

07-06-2023

Como Citar

MIRAVETI CARRIELLO, Giovanni; ANA DE SOUSA MARINHO, Antonia; FERREIRA SANTOS GUANÃBENS, Patrícia. Atividades lúdicas no Ensino Médio: uma revisão na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 18, n. 52, 2023. DOI: 10.47385/cadunifoa.v18.n52.4439. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/4439. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.