Atividades lúdicas no Ensino Médio

uma revisão na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v18.n52.4439

Palavras-chave:

Atividade lúdica, Ensino Médio, Dissertações, Teses

Resumo

Pesquisas recentes na área de Ensino e Educação indicam que atividades lúdicas são potentes auxiliares para o processo de ensino e aprendizagem, em todos os níveis de educação; da educação infantil à superior. Tendo em vista esse ponto, o presente trabalho relata uma revisão sistemática de dissertações e teses realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, analisando a tendência dos trabalhos que envolveram atividades lúdicas no Ensino Médio. Categorizou-se as dissertações e teses quanto à disciplina do Ensino Médio recorrenteno estudando e também foram levantadas os tipos de atividades lúdicas abordadas nos trabalhos filtrados. Percebeu-se que as disciplinas de Biologia, Matemática, Física e Química são aquelas que mais apresentaram pesquisas envolvendo atividades lúdicas, sendo que dentro delas, atividades de jogos de tabuleiros e de tecnologias de informações são as mais recorrentes. Todavia, houve ocorrência de outras atividades, como bingo, jogos de perguntas e respostas e de role-play game. Por fim, concluí-se que o uso de recursos lúdicos é comum nas disciplinas de Química, Física, Matemática e Biologia, o que sugere a necessidade de mais pesquisas sobre atividades lúdicas no ensino médio, especialmente em outras disciplina.

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Biografia do Autor

Giovanni Miraveti Carriello, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Arcos

Graduado em Química pela Universidade Federal de São Carlos.

Antonia Ana de Sousa Marinho, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Arcos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará e Especialista em Educação Infantil: Docência e Práticas Pedagógicas, também pela Universidade Federal do Pará.

Patrícia Ferreira Santos Guanãbens, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Arcos

Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, Especialista em Didática e Tecnologia no Ensino Superior pela Faculdade Pitágoras de Ipatinga e Ensino de Ciências e Matemática em Ensino pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

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Publicado

07-06-2023

Como Citar

MIRAVETI CARRIELLO, Giovanni; ANA DE SOUSA MARINHO, Antonia; FERREIRA SANTOS GUANÃBENS, Patrícia. Atividades lúdicas no Ensino Médio: uma revisão na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 18, n. 52, 2023. DOI: 10.47385/cadunifoa.v18.n52.4439. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/4439. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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