A educomunicação e o jornalismo como ferramenta de ensino na aprendizagem para alunos Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v16.n46.3569

Palavras-chave:

Educomunicação, Jornalismo, Educação

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo construir, com a utilização da Educomunicação e do Jornalismo, uma estratégia lúdica de ensino/aprendizagem para alunos do Ensino Médio, especificamente ligada à saúde e ao meio ambiente, que colabore para o desenvolvimento da autonomia dos alunos. Este estudo envolve a transdisciplinaridade, isto é, disciplinas que colaboram entre si, sendo, portanto, um conceito integrador. A proposta vem ao encontro do ambiente contemporâneo, que faz uso de mídias e ferramentas virtuais para transformar o comum, o cotidiano, em tarefa que possa ser usada para educar, aprender e ensinar. Sendo assim, foi pensado o projeto desta pesquisa, que foi inicialmente submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, tendo sido aprovado com o número 16258819.0.0000.5237. Foi então aplicada uma oficina para alunos de uma escola pública de Barra Mansa-RJ, que deveriam participar da elaboração, apuração e produção do produto final deste trabalho: um vídeo-reportagem, feito usando o processo de vídeos gravados, via celulares, pelos próprios alunos. O resultado do trabalho, feito dentro e fora de sala de aula com a utilização de ferramentas midiáticas, evidencia que a busca pela notícia, a apuração da informação se tornam grandes aliados a pontos motivadores de conhecimento ligados à autonomia e criticidade do aluno, o produto deste trabalho constituindo um instrumento de ensino a ser divulgado e experimentado por outros docentes.

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Biografia do Autor

Juliana Soares Aragão, UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Trabalho de Educomunicação e Jornalismo com alunos no Ensino Médio na produção de vídeos reportagens dentro de sala de aula.

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Publicado

2021-08-26

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas