Consequências do forame oval patente (FOP)
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1830Keywords:
forame oval patente, consequências, fechamentoAbstract
O forame oval é formado através da divisão incompleta entre os átrios pelo septum secudum. O normal é que após o nascimento o forame oval se feche devido a uma pressão maior. Em 27% da população adulta o forame persiste aberto devido a uma fusão inadequada dos septos primum e secundum. Alterações do septo interatrial, notadamente o forame oval patente (FOP), foram descritos como principal exemplo da embolia paradoxal. Ela é uma das causas descritas recentemente como causadora do acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI), condição de risco que assume maior importância entre jovens. Um estudo mostrou que um paciente apresentou com quadro de hipoxemia e platipnéia e cujo único achado na investigação foi a presença de um forame oval patente com shunt direita-esquerda sem hipertensão pulmonar, caracterizando uma síndrome rara conhecida como platipnéia-ortodeoxia, de interessantes características fisiopatológicas e com opções terapêuticas ainda não totalmente definidas. Sendo o FOP uma causa possível para tal síndrome. Tais estudos levaram a crer que o não fechamento do forame oval traria consequências para a vida de um ser humano, em várias fases da sua vida. Desta forma, este trabalho pretende abordar o assunto acima, enfatizando consequências como a embolia paradoxal e o AVCI, utilizando artigos entre os anos de 1988 e 2006.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.