O Direito Internacional e a mídia: uma análise crítica do discurso midiático sobre casos jurídicos nos Jornais “Folha de São Paulo” e “The New York Times’
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2066Keywords:
discurso midiático, Direito Internacional, análise crítica de discursoAbstract
Os jornais, as emissoras de rádio e de televisão etc. são marcos históricos e sociais na trajetória da expansão midiática mundial. Desde seu surgimento, essas mídias têm transformado os processos de comunicação e suscitado novas interações, novas formas de agir, entre os atores sociais: os cidadãos do mundo globalizado. Tendo como principal objetivo difundir informações relativas aos acontecimentos do espaço público e valendo-se para tal dos mais diversos suportes tecnológicos, o que a mídia transmite, no entanto, não pode ser entendido como ‘a realidade’, e sim como representações construídas a partir de recortes estabelecidos de acontecimentos discursivos de nossa sociedade. Dessa forma, o discurso midiático constrói representações da realidade que são difundidas para milhares de cidadãos ao redor do mundo, influenciando os atores sociais em diferentes esferas como a política, pessoal, acadêmica, jurídica etc. Sobre a esfera jurídica, é comum, nos dias atuais, a influência da mídia em casos que extrapolam os espaços judiciários, ganhando as páginas dos jornais e as telas da televisão. Muitas vezes, as representações midiáticas construídas sobre tais casos influenciam a população que, imersa nesse discurso, tomam posições - essas também discursivas - que, por consequência, influenciam a tomada de decisões no interior do próprio meio jurídico. Sendo assim, torna-se necessária a compreensão da influência do fenômeno midiático no discurso jurídico, compreendendo de que forma o primeiro constrói representações que são capazes de circular nas mais diferentes esferas, construindo as mais diversas formas de se enxergar casos que ultrapassam os limites dos tribunais para se tornar verdadeiros exemplos de comoção pública. Em especial, objetivamos analisar, a partir da Análise Crítica do Discurso, a representação de um caso relativo ao Direito Internacional a partir do estudo de notícias publicadas em dois jornais de duas grandes regiões metropolitanas em dois diferentes países: o brasileiro “Folha de São Paulo” e o norte-americano “The New York Times”.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.