Educação em saúde: estratégia de cuidado ao portador de hipertensão arterial

Autores

  • V. L. S. Naves UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • R. M. S. Meirelles UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2212

Palavras-chave:

educação em saúde, educação popular, enfermagem, atenção básica

Resumo

A educação é um processo vital de troca, baseada nas ações conscientes do educador e na vontade livre do educando, na qual, no contexto da prática do enfermeiro assume o papel de educador e o usuário, por sua vez, assume o papel de educando. Este estudo se refere à educação em saúde como estratégia de cuidado aos portadores de hipertensão arterial na Atenção Básica à Saúde. Pretende-se elaborar um instrumento de orientação para profissionais assistenciais da Atenção Básica com o tema Hipertensão Arterial com enfoque na educação popular em saúde, ressaltando a interdependência da academia com o cenário de prática dos futuros profissionais. Como objetivos específicos serão levantadas as estratégias de educação em saúde utilizadas na Atenção Básica, especificamente na Estratégia de Saúde da Família. Esta pesquisa utilizará uma abordagem qualitativa e a prático-reflexiva. O produto será uma cartilha que tem como proposta principal a construção do saber agregando as percepções dos atores participantes no contexto SUS.

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Publicado

30-10-2012

Como Citar

NAVES, V. L. S.; MEIRELLES, R. M. S. Educação em saúde: estratégia de cuidado ao portador de hipertensão arterial. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 396, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.2212. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2212. Acesso em: 18 abr. 2024.

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