Levantamento da incidência de dentes extranumerários na dentição permanente, através de radiografias panorâmicas
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2346Keywords:
dentes extranumerários, radiografias panorâmicas, epidemiologiaAbstract
A espécie humana apresenta um número constante de dentes nas arcadas, tanto na dentição decídua quanto na permanente. Os dentes formados em excesso, ou seja, os que excedem os 20 elementos decíduos ou os 32 elementos permanentes normais são chamados de extranumerários (RIOS et al., 2002). O objetivo do presente trabalho foi o de gerar maiores informações a respeito da incidência de dentes extranumerários na população de Volta Redonda, bem como aperfeiçoar o reconhecimento de tais alterações pelos alunos de graduação do curso de Odontologia do UniFOA. Para tal foram avaliadas 2000 radiografias panorâmicas pertencentes ao acervo da Disciplina de Patologia Bucal do Curso de Odontologia do UniFOA, em relação a presença de imagens compatíveis com dentes extranumerários. As radiografias foram inicialmente examinadas pelos alunos participantes, e posteriormente conferidas pelos professores orientadores. Foram encontrados 37 (1,85%) pacientes portadores de dentes extranumerários, sendo 20 (54%) do gênero masculino e 17 (46%) do feminino. A idade variou de 7 a 38 anos, com média de 18,7 anos. Dos 37 pacientes, 24 (64,9%) apresentaram um único dente extranumerário, 13 (35,1%) apresentaram 2 elementos extranumerários, totalizando 50 dentes. Não foram encontrados pacientes com 3 ou mais elementos nessa amostra. A incidência encontrada em Volta Redonda foi de 1,85%, semelhante ao relatado na literatura. A avaliação de um número grande de radiografias panorâmicas permitiu aos alunos participantes melhor discernimento no que se refere às imagens compatíveis com dentes extranumerários.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.