Mapas conceituais em educação médica. Uma metodologia possível?
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2349Keywords:
educação médica, conhecimento, avaliaçãoAbstract
Vários pesquisadores salientam a importância de se encorajar o uso do conhecimento médico baseado em práticas que incentivem o julgamento crítico, o pensamento crítico e a prática reflexiva. Segundo a teoria construtivista, o aprendizado se dá não só por memorização de novos fatos e conceitos, mas também por assimilação de informações dentro de uma estrutura de conhecimento, que deve ser bem elaborada e integrada para que a incorporação aconteça de maneira efetiva. Na educação médica, entretanto, a avaliação do aprendizado concentra-se no conteúdo e nas habilidades procedimentais, mas dificilmente consegue-se avaliar a qualidade da estruturação do conhecimento de um aluno. Elaborar mapas conceituais é vivenciar uma nova forma de organizar o conhecimento adquirido durante toda a vida. Diferente do modelo convencional de aprendizagem, em que se privilegia um estudo e o armazenamento do mesmo de forma fragmentada, os mapas conceituais nos proporcionam a organização desse conhecimento de um modo prático, dinâmico e integrado. Surge como proposta para reunir as informações e facilitar o acesso mental a elas. A premissa básica desse método é a utilização de conceitos por meio dos quais toda a “teia” do conhecimento é expandida. Dentro desse processo podemos identificar possíveis falhas na formação do aprendizado e assim fazer uma correção pontual antes de seguir na ampliação do mesmo. Relatamos a experiência da construção de três mapas conceituais construídos sequencialmente por acadêmicas do curso de Medicina e a evolução desses mapas após encontros instrucionais com a professora orientadora. Percebeu-se que a metodologia auxilia na estruturação de conhecimento do aluno, permitindo uma checagem dos conceitos a todo tempo para verificar se foram compreendidos de maneira correta; interação entre alunos e compartilhamento desse conhecimento. Consideramos que o mapa conceitual é uma ferramenta útil para o processo de construção do saber.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.