Vácuo pedagógico nas aulas de educação física: a prática indicada
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2376Keywords:
vácuo pedagógico, aula livre, conteúdoAbstract
Este trabalho propõe e discute o termo “vácuo pedagógico” a partir da conhecida “aula livre” e do conceito de aula como toda situação didática na qual se põe objetivos, conhecimentos, problemas, desafios, com fins instrutivos e formativos que incitam as crianças e jovens a aprender. Organiza sua discussão perpassando a existência da Educação Física na escola por força das leis e as possibilidades de conteúdo para essas aulas a partir dos documentos oficiais e dos autores com os quais dialoga. Para conseguir atingir o objetivo de construir uma pesquisa bibliográfica a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) e sua postura diante da Educação Física Escolar, busca visitar os documentos e livros que discutem a área, entre eles: os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e os autores Castellani Filho, José Carlos Libâneo, Ghiraldelli Junior, além do livro Metodologia do Ensino da Educação Física que é assinado por um Coletivo de Autores. Quanto à existência da Educação Física na escola ela se justifica a partir de leis que a contempla e da natureza biológica do esporte que impregna todos os animais, inclusive os seres humanos. Percebemos claramente que a Educação Física na escola possui muitas possibilidades e muitos caminhos metodológicos a serem percorridos que permitem ampliar a aprendizagem dos alunos na Educação Básica. Os autores com os quais trabalha demonstram uma gama enorme de possibilidades de conteúdos e objetivos que podem e devem ser trabalhados nas aulas de Educação Física, deixando claro que fazê-lo ou não é opção do professor.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.