Análise parasitológica do pescado comercializado em Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil
Keywords:
Anisakidae, potencial zoonótico, parasitos, pescadoAbstract
Entre abril e setembro de 2010 foram necropsiados sete espécies de peixes marinhos: seis espécimes do peixe espada (Trichiurus lepturus), 68 espécimes do dourado (Coryphaenae hippurus), 20 espécimes da sardinha (Sardinella brasiliensis), 30 espécimes do pargo-rosa (Pagrus pagrus), 64 espécimes do xixarro (Trachurus lathami), 20 espécimes da pescada (Larimus breviceps) e 37 espécimes da merluza (Merluccius hubbsi) com o objetivo de registrar e diagnosticar os parasitos com potencial zoonótico, que possam ser transmitidos ao homem via ingestão de pescado, comercializados na cidade de Volta Redonda. Os peixes foram adquiridos nas principais peixarias, mercados e hipermercados da região. Para a coleta de parasitos, a musculatura somática dos peixes foi filetada a partir de uma incisão próxima aos opérculos até a inserção da nadadeira caudal, sendo inspecionada com auxílio de um estereomicroscópio. Os parasitos coletados foram fixados e conservados em 70º GL. Os nematóides foram clarificados com Lactofenol para a identificação. Todos os peixes estudados apresentaram larvas de nematóides da família Anisakidae, as quais apresentam potencial zoonótico. Foram identificados os seguintes nematóides (L3): Anisakis sp., Hysterotylacium sp., Pseudoterranova sp. e Raphidascarias sp.. Dos peixes estudados somente no pargo-rosa (Pagrus pagrus) os nematóides foram encontrados encistados no fígado, mesentério e na musculatura somática lateral, nos demais peixes as larvas foram encontradas apenas no mesentério. A presença das larvas na musculatura do pargo-rosa sugere a possibilidade de infecção do homem, caso ocorra à ingestão do pescado cru, defumado, salgado ou mal cozido.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.