Formação de professores para EaD: o TPACK como caminho possível
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v14.n39.2654Keywords:
Educação a distância, formação de professores, tpackAbstract
A Educação a distância (EaD) tem sua oferta ampliada a cada dia. A facilidade de acesso e a flexibilidade são dois dos principais atrativos. Porém o que se observa, no concerne a abordagem pedagógica nos cursos nesta modalidade é uma tendência a reproduzir o modelo de educação presencial. Entendemos que a EaD possui característica próprias, e deve ter metodologias de ensino que contemplem sua singularidade. Neste âmbito, entendemos que a formação docente é o melhor caminho para transformar as práticas pedagógicas da EaD, e percebemos na proposta do Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) um caminho promissor para formar este docente. O TPACK propõe uma reflexão baseada em três domínios, através desta interação o docente seleciona o conteúdo a ser trabalhado, a estratégia pedagógica e o recurso tecnológico utilizado. Propomos neste trabalho que a formação docente incorpore o TPACK em seu processo formativo buscando estimular o futuro docente a perceber a interação entre os três domínios propostos e preparar ações pedagógicos que levem em consideração as particularidades da EaD.Downloads
References
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil ano base 2016, 2017. Disponível em:
<http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/censo_ead/>. Acesso em 22 de nov. 2017.
BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: contextos, histórias e interrogações. In: FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. Cultura digital e escola: Pesquisa e Formação de professores. Campinas: Papirus Editora, 2012. p. 31-57
BRASIL. Decreto no 2494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o Art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei No 9.394/96) que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 10 fev. 1998. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/D2494.pdf>. Acesso em: 15 de maio de 2014.
BRASIL. Decreto n. 9.057, de 25 de maio de 2017. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 25 mai. 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9057.htm>.
BRITO, Gláucia da S.; PURIFICAÇÃO, I. Educação e novas tecnologias. 2. ed. Curitiba: Ibpex, 2008.
CASTRO, Fernando Rodrigues; FERNANDES, Maria Lídia Bueno. A formação de professores a distância: aproximações e caminhos para uma formação emancipatória. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIED), 2016. Disponível em: < http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1528/622>. Acesso em 10 de nov. 2017
COPPOLA, Nancy Walters; HILTZ, Starr Roxanne; ROTTER, Naomi G. Becoming a Virtual Professor: Pedagogical Roles and Asynchronous Learning Networks. Journal of Management Information Systems. v. 18, n. 4, 2002. P. 169-189
COSTA, Fernanda de Jesus Costa. Fatores da permanência na formação continuada online: a proposta de uma taxonomia a partir do Projeto Um Computador por Aluno. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2017.
COSTA, Fernanda de Jesus Costa; PESSOA, Gustavo Pereira, RIBEIRO, Paloma Aparecida de Castro. Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK): um estudo com professores de uma escola pública municipal. Revista Tecnologias na Educação, v. 8. n. 17, 2016.
COUTINHO, Clara Pereira. TPACK: em busca de um referencial teórico para a formação de professores em tecnologia educativa. Revista Científica de Educação a Distância. v. 2, n. 4, 2011.
MARINHO, Simão Pedro Pinto; RESENDE, Paula Andréa de Oliveira e Silva. Disciplinas virtuais nos cursos de graduação, a busca por uma sustentabilidade pedagógica. Educação & Linguagem, v. 17, n. 2, p. 17-37, 2014
MISHRA, Punya; KOEHLER, Mattew J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A framework for teacher knowledge. Teacheres College Record. v. 108, n. 6, jun. 2006
PEREIRA, Aline Grabriele; LARANJO, Jacqueline de Castro; FIDALGO, Fernando Selmar Rocha. Formação continuada de professores e EAD: Superação de limites e limites de superação. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, São Paulo. Anais do Simpósio Internacional de Educação à Distância, Universidade Federal de São Carlos, 2012. Disponível em: < http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/Trabalhos/72-852-1-ED.pdf>. Acesso em: 05 de abril de 2014
REIS, Sandra Regina; BATTINI, Okçana. Reflexões sobre aspectos da formação de professores a distância. RIED, v. 17, n. 2, p. 17-35, 2014.Disponível em: < http://ried.utpl.edu.ec/es/formacion-profesores-distancia>. Acesso em. 15 de jul. 2014
SAMPAIO, Patrícia Alexadra da Silva Ribeiro; COUTINHO, Clara Pereira. Avaliação do TPACK nas atividades de ensino e aprendizagem: um contributo pra o estado da arte. Revista Educaonline. v. 6, n. 3, 2012. Disponível em: < http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/20896/1/333-887-2-PB.pdf>. Acesso em 18 de mar. 2015
SIMPSON, Ornond. Student retention in distance education: are we failing our students. Open Learning, v. 28, n. 2, p. 105-119, 2013. Disponível em: < http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02680513.2013.847363#.VLkSiCvF9ps>. Acesso em 16 de jan. 2015.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petropólis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
TERUYA, Tereza K. Trabalho e educação na era midiática: um estudo sobre o mundo trabalho na era da mídia e seus reflexos na educação. Maringá, PR: Eduem, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.