Formação de professores para EaD: o TPACK como caminho possível

Autores

  • Fernanda de Jesus Costa Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Gustavo Pereira Pessoa Instituto Federal de Minas Gerais
  • Isabela Silva Nogueira Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Laura Maria Braga Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v14.n39.2654

Palavras-chave:

Educação a distância, formação de professores, tpack

Resumo

A Educação a distância (EaD) tem sua oferta ampliada a cada dia. A facilidade de acesso e a flexibilidade são dois dos principais atrativos. Porém o que se observa, no concerne a abordagem pedagógica nos cursos nesta modalidade é uma tendência a reproduzir o modelo de educação presencial. Entendemos que a EaD possui característica próprias, e deve ter metodologias de ensino que contemplem sua singularidade. Neste âmbito, entendemos que a formação docente é o melhor caminho para transformar as práticas pedagógicas da EaD, e percebemos na proposta do Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) um caminho promissor para formar este docente. O TPACK propõe uma reflexão baseada em três domínios, através desta interação o docente seleciona o conteúdo a ser trabalhado, a estratégia pedagógica e o recurso tecnológico  utilizado. Propomos neste trabalho que a formação docente incorpore o TPACK em seu processo formativo buscando estimular o futuro docente a perceber a interação entre os três domínios propostos e preparar ações pedagógicos que levem em consideração as particularidades da EaD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda de Jesus Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Bióloga, Mestre em Ensino e Doutora em Educação. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil ano base 2016, 2017. Disponível em:

<http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/censo_ead/>. Acesso em 22 de nov. 2017.

BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: contextos, histórias e interrogações. In: FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. Cultura digital e escola: Pesquisa e Formação de professores. Campinas: Papirus Editora, 2012. p. 31-57

BRASIL. Decreto no 2494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o Art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei No 9.394/96) que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 10 fev. 1998. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/D2494.pdf>. Acesso em: 15 de maio de 2014.

BRASIL. Decreto n. 9.057, de 25 de maio de 2017. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 25 mai. 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9057.htm>.

BRITO, Gláucia da S.; PURIFICAÇÃO, I. Educação e novas tecnologias. 2. ed. Curitiba: Ibpex, 2008.

CASTRO, Fernando Rodrigues; FERNANDES, Maria Lídia Bueno. A formação de professores a distância: aproximações e caminhos para uma formação emancipatória. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIED), 2016. Disponível em: < http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1528/622>. Acesso em 10 de nov. 2017

COPPOLA, Nancy Walters; HILTZ, Starr Roxanne; ROTTER, Naomi G. Becoming a Virtual Professor: Pedagogical Roles and Asynchronous Learning Networks. Journal of Management Information Systems. v. 18, n. 4, 2002. P. 169-189

COSTA, Fernanda de Jesus Costa. Fatores da permanência na formação continuada online: a proposta de uma taxonomia a partir do Projeto Um Computador por Aluno. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2017.

COSTA, Fernanda de Jesus Costa; PESSOA, Gustavo Pereira, RIBEIRO, Paloma Aparecida de Castro. Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK): um estudo com professores de uma escola pública municipal. Revista Tecnologias na Educação, v. 8. n. 17, 2016.

COUTINHO, Clara Pereira. TPACK: em busca de um referencial teórico para a formação de professores em tecnologia educativa. Revista Científica de Educação a Distância. v. 2, n. 4, 2011.

MARINHO, Simão Pedro Pinto; RESENDE, Paula Andréa de Oliveira e Silva. Disciplinas virtuais nos cursos de graduação, a busca por uma sustentabilidade pedagógica. Educação & Linguagem, v. 17, n. 2, p. 17-37, 2014

MISHRA, Punya; KOEHLER, Mattew J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A framework for teacher knowledge. Teacheres College Record. v. 108, n. 6, jun. 2006

PEREIRA, Aline Grabriele; LARANJO, Jacqueline de Castro; FIDALGO, Fernando Selmar Rocha. Formação continuada de professores e EAD: Superação de limites e limites de superação. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, São Paulo. Anais do Simpósio Internacional de Educação à Distância, Universidade Federal de São Carlos, 2012. Disponível em: < http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/Trabalhos/72-852-1-ED.pdf>. Acesso em: 05 de abril de 2014

REIS, Sandra Regina; BATTINI, Okçana. Reflexões sobre aspectos da formação de professores a distância. RIED, v. 17, n. 2, p. 17-35, 2014.Disponível em: < http://ried.utpl.edu.ec/es/formacion-profesores-distancia>. Acesso em. 15 de jul. 2014

SAMPAIO, Patrícia Alexadra da Silva Ribeiro; COUTINHO, Clara Pereira. Avaliação do TPACK nas atividades de ensino e aprendizagem: um contributo pra o estado da arte. Revista Educaonline. v. 6, n. 3, 2012. Disponível em: < http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/20896/1/333-887-2-PB.pdf>. Acesso em 18 de mar. 2015

SIMPSON, Ornond. Student retention in distance education: are we failing our students. Open Learning, v. 28, n. 2, p. 105-119, 2013. Disponível em: < http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02680513.2013.847363#.VLkSiCvF9ps>. Acesso em 16 de jan. 2015.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petropólis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

TERUYA, Tereza K. Trabalho e educação na era midiática: um estudo sobre o mundo trabalho na era da mídia e seus reflexos na educação. Maringá, PR: Eduem, 2006.

Downloads

Publicado

15-04-2019

Como Citar

COSTA, Fernanda de Jesus; PESSOA, Gustavo Pereira; NOGUEIRA, Isabela Silva; BRAGA, Laura Maria. Formação de professores para EaD: o TPACK como caminho possível. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 14, n. 39, 2019. DOI: 10.47385/cadunifoa.v14.n39.2654. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2654. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos Semelhantes

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)