DEVELOPMENT OF A BUSINESS PLAN FOR E-COMMERCE: A CASE STUDY IN A CLOTHING MICROCOMPANY
um estudo de caso em uma microempresa de vestuário
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v19.n54.4669Keywords:
Mercado online, Planejamento estratégico, Viabilidade econômicaAbstract
With technological advancement, great changes have been occurring every year in the world. These changes are not only affecting the daily lives of users, but also in the way consumers and entrepreneurs relate to each other. Such a scenario makes it necessary for the business market to keep up with the new possibilities of action that have been emerging over time. This research presented a case study of a women's apparel microenterprise whose objective was to identify the feasibility of expanding the business to an e-commerce. To this end, a business plan was developed, including the stages of strategic planning, marketing plan and financial plan, aiming at its good structuring and reducing the probability of making hasty decisions when opening the business. Two questionnaires were carried out, one directed to the owner and the other for market research with the target audience. With the analysis of the environment, the strengths and weaknesses and the opportunities and threats of the microenterprise were identified. The financial plan was carried out, where investments, expenses, cash flow projections, income statement and feasibility indicators were raised through the scenarios: pessimistic, realistic and optimistic. The internal rate of return was -2.89 % per month for the pessimistic scenario, so the business should be rejected by the negative result of the indicator. The result for the realistic scenario showed a profitability of 2.00 % per month, and for the optimistic scenario the profitability was 6.43 % per month. Therefore, the realistic and optimistic scenarios presented the possibility of investment to open e-commerce.
Downloads
References
BIAGIO, Luiz Arnaldo; BATOCCHIO, Antônio. Plano de negócios: estratégia para micro e pequenas empresas. 3. ed. São Paulo: Manole, 2018. E-book. ISBN 978-85- 204-5334-6.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de vendas: uma abordagem introdutória. 4. ed. Barueri: Atlas, 2022. E-book. ISBN 978-65-5977-283-4.
CONVERSION. Relatório setores e-commerce no Brasil. 2023. Disponível em: http://lp.conversion.com.br/relatorio-setores-ecommerce. Acesso em: 30 jul. 2023.
DORNELAS, José. Plano de negócios: seu guia definitivo. 3. ed. Barueri: Atlas, 2023. Ebook. ISBN 978-65-5977-451-7.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019. E-book. ISBN 978-85-970-2098-4.
GITMAN, Lawrence Jeffrey; ZUTTER, Chad J. Princípios de administração financeira. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017. E-book. ISBN 978-85-430-0674-1.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2023. E-book. ISBN 978-85-97-02657-3.
MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Introdução à administração. 8. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2011. E-book. ISBN 978-85-224-6288-9.
SEBRAE. Como elaborar um plano de negócios. Brasília, 2013. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/RN/Anexos/gestao-e-comercializacao-como-elaborar-um-plano-de-negocios.pdf. Acesso em: 09 jun. 2023.
TEIXEIRA, Tarcísio. Comércio eletrônico: conforme o marco civil da internet e a regulamentação do e-commerce no Brasil. São Paulo: Saraiva, 2015. E-book. ISBN 978-85-02-62249-4.
TURCHI, Sandra R. Estratégias de marketing digital e e-commerce. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2023. E-book. ISBN 978-85-97-01540-9.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. E-book. ISBN 978-85-8260-232-4.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.