Estudo dos Perfís Compostos em Fibra de Vidro pelo Processo de Fabricação por Pultrusão Combinando as Vantagens do Plástico com a Madeira e o Aço.
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v3.n5.886Keywords:
madeira, aço, telhado.Abstract
A madeira é, provavelmente, o material de construção mais antigo utilizado para compor as estruturas das coberturas e dos telhados das edificações. As primeiras aplicações dos perfis metálicos em coberturas e telhados são do século XIX. Os perfis em plástico reforçado com fibras surgiram no mercado nacional nos anos 80 do século XX. Entretanto, a aplicação de perfis em PRF tem sido insignificante face à potencialidade desse produto. Além disso, a consciência ambiental desenvolvida na sociedade ecologicamente correta tem limitado o desmatamento e impedido a derrubada de determinados tipos de árvores reduzindo acentuadamente a oferta de perfis de madeira no mercado da construção habitacional. Por esta razão, as treliças em perfis em plástico reforçado com fibras de vidro em coberturas e telhados, bem como os tipos de ligação, são os objetivos deste artigo.Downloads
References
CORNETTI, L. e Outros, Análise numérico e experimental de um modelo de treliça mista aço-madeira. – VII Encontro Brasileiro em madeiras e estruturas de madeira – Uberlândia, 2002. Capturado na internet em abril de 2004.
COSTA, M. A. B. da A técnica do entalhe sobre a madeira. www.entalhenamadeira
.com.Br. Capturado na internet em abril de 2004
EPOXY, Adesivos Epoxy São Paulo: Revista do Plástico Reforçado, 2003.
MATTHEWS, F. L., et. RAWLINGS, R. D. Composite Materials: Engineering and Science. London: Chapmam & Hall, 1994.
MORAIS, W. A . e ALMEIDA, J. R. M. Efeitos de impactos repetidos de baixa energia em compósitos Pultrudados .São Paulo: Publicação da Universidade de São Carlos, 2001
MOREIRA, L. E. Desenvolvimento de Estruturas Treliçadas Espaciais de Bambu, Tese de Mestrado, DEC, PUC- Rio, Rio de Janeiro, Brasil, 1991. Capturado na internet em março de 2004.
UEDA, K., Bamboo production and utilization, present and future. Kyoto – Japão – XVII – UFRO world congress, 1981. Capturado na internet em março de 2004.
WILIANS, P., Anotações de sala de aula, Teoria das Estruturas – Teoria das Treliças. Internet, 2001. Capturado na internet em fevereiro de 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.