Estudo dos Perfís Compostos em Fibra de Vidro pelo Processo de Fabricação por Pultrusão Combinando as Vantagens do Plástico com a Madeira e o Aço.

Autores

  • Alexandre José de Athayde Guimarães Centro universitário de volta redonda Unifoa

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v3.n5.886

Palavras-chave:

madeira, aço, telhado.

Resumo

A madeira é, provavelmente, o material de construção mais antigo utilizado para compor as estruturas das coberturas e dos telhados das edificações. As primeiras aplicações dos perfis metálicos em coberturas e telhados são do século XIX. Os perfis em plástico reforçado com fibras surgiram no mercado nacional nos anos 80 do século XX. Entretanto, a aplicação de perfis em PRF tem sido insignificante face à potencialidade desse produto. Além disso, a consciência ambiental desenvolvida na sociedade ecologicamente correta tem limitado o desmatamento e impedido a derrubada de determinados tipos de árvores reduzindo acentuadamente a oferta de perfis de madeira no mercado da construção habitacional. Por esta razão, as treliças em perfis em plástico reforçado com fibras de vidro em coberturas e telhados, bem como os tipos de ligação, são os objetivos deste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CORNETTI, L. e Outros, Análise numérico e experimental de um modelo de treliça mista aço-madeira. – VII Encontro Brasileiro em madeiras e estruturas de madeira – Uberlândia, 2002. Capturado na internet em abril de 2004.

COSTA, M. A. B. da A técnica do entalhe sobre a madeira. www.entalhenamadeira

.com.Br. Capturado na internet em abril de 2004

EPOXY, Adesivos Epoxy São Paulo: Revista do Plástico Reforçado, 2003.

MATTHEWS, F. L., et. RAWLINGS, R. D. Composite Materials: Engineering and Science. London: Chapmam & Hall, 1994.

MORAIS, W. A . e ALMEIDA, J. R. M. Efeitos de impactos repetidos de baixa energia em compósitos Pultrudados .São Paulo: Publicação da Universidade de São Carlos, 2001

MOREIRA, L. E. Desenvolvimento de Estruturas Treliçadas Espaciais de Bambu, Tese de Mestrado, DEC, PUC- Rio, Rio de Janeiro, Brasil, 1991. Capturado na internet em março de 2004.

UEDA, K., Bamboo production and utilization, present and future. Kyoto – Japão – XVII – UFRO world congress, 1981. Capturado na internet em março de 2004.

WILIANS, P., Anotações de sala de aula, Teoria das Estruturas – Teoria das Treliças. Internet, 2001. Capturado na internet em fevereiro de 2004.

Downloads

Publicado

23-03-2017

Como Citar

GUIMARÃES, Alexandre José de Athayde. Estudo dos Perfís Compostos em Fibra de Vidro pelo Processo de Fabricação por Pultrusão Combinando as Vantagens do Plástico com a Madeira e o Aço. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 3, n. 5, p. 22–29, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v3.n5.886. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/886. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia e Engenharias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.