Estudo dos Perfís Compostos em Fibra de Vidro pelo Processo de Fabricação por Pultrusão Combinando as Vantagens do Plástico com a Madeira e o Aço.
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v3.n5.886Palabras clave:
madeira, aço, telhado.Resumen
A madeira é, provavelmente, o material de construção mais antigo utilizado para compor as estruturas das coberturas e dos telhados das edificações. As primeiras aplicações dos perfis metálicos em coberturas e telhados são do século XIX. Os perfis em plástico reforçado com fibras surgiram no mercado nacional nos anos 80 do século XX. Entretanto, a aplicação de perfis em PRF tem sido insignificante face à potencialidade desse produto. Além disso, a consciência ambiental desenvolvida na sociedade ecologicamente correta tem limitado o desmatamento e impedido a derrubada de determinados tipos de árvores reduzindo acentuadamente a oferta de perfis de madeira no mercado da construção habitacional. Por esta razão, as treliças em perfis em plástico reforçado com fibras de vidro em coberturas e telhados, bem como os tipos de ligação, são os objetivos deste artigo.Descargas
Citas
CORNETTI, L. e Outros, Análise numérico e experimental de um modelo de treliça mista aço-madeira. – VII Encontro Brasileiro em madeiras e estruturas de madeira – Uberlândia, 2002. Capturado na internet em abril de 2004.
COSTA, M. A. B. da A técnica do entalhe sobre a madeira. www.entalhenamadeira
.com.Br. Capturado na internet em abril de 2004
EPOXY, Adesivos Epoxy São Paulo: Revista do Plástico Reforçado, 2003.
MATTHEWS, F. L., et. RAWLINGS, R. D. Composite Materials: Engineering and Science. London: Chapmam & Hall, 1994.
MORAIS, W. A . e ALMEIDA, J. R. M. Efeitos de impactos repetidos de baixa energia em compósitos Pultrudados .São Paulo: Publicação da Universidade de São Carlos, 2001
MOREIRA, L. E. Desenvolvimento de Estruturas Treliçadas Espaciais de Bambu, Tese de Mestrado, DEC, PUC- Rio, Rio de Janeiro, Brasil, 1991. Capturado na internet em março de 2004.
UEDA, K., Bamboo production and utilization, present and future. Kyoto – Japão – XVII – UFRO world congress, 1981. Capturado na internet em março de 2004.
WILIANS, P., Anotações de sala de aula, Teoria das Estruturas – Teoria das Treliças. Internet, 2001. Capturado na internet em fevereiro de 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.