Proposição de método de seleção de materiais metálicos para calha de transporte de efluentes oriundo da limpeza de gases de um alto forno

Autores

  • Darlan Rodrigues Azevedo Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA)
  • Duílio Norberto Ferronatto Leite Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA)
  • Matheus Moreira Barbosa Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA)
  • Alexandre Alvarenga Palmeira Universidade de São Paulo (USP)
  • Horácio Guimarães Delgado Jr Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v9.n1%20(Esp.).1213

Palavras-chave:

AHP, SMARTER, Ashby, Multicritério, Decisão

Resumo

O presente trabalho apresenta uma sequência metodológica para fazer a seleção de materiais metálicos para calha de transporte de efluentes oriundo da limpeza de gases de um alto forno. Para sintetizarmos a proposta, utilizaremos três metodologias de análise/apoio para seleção de materiais baseados em literaturas que abordam a tomada de decisão na ocorrência de múltiplos critérios de avaliação. O primeiro é o método de tabela de Ashby, o qual se faz uso de dados obtidos através de tabelas, bancos de dados e apêndices que combinados com os requisitos específicos para cada aplicação mostrará uma primeira triagem dos materiais que serão considerados os pré-candidatos ao projeto. Posteriormente é sugerida a aplicação, de acordo com o interesse do decisor, de um ou dois métodos de análise/apoio da escola americana, o SMARTER e o AHP, que possibilitará a ratificação da tomada de decisão final. No estudo prático será avaliado o material ASTM A-36 utilizado na fabricação da uma calha que transfere água de limpeza para uma Estação de Tratamento de Efluentes, juntamente com os outros pré-candidatos. Considerando as características do projeto, o efluente a ser transferido e necessidades técnicas, por fim apresentaremos o material que melhor atenderia à aplicação. Após as aná- lises técnicas concluiremos sobre a decisão tomada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CALLISTER JR., W. D. Ciência e engenharia de materiais: Uma introdução. 5. ed. LTC, 2002.

COLLINS, J. Projeto Mecânico de Elementos de Máquinas. LTC, 2005.

JUVINALL, Robert C.; MARSHEK, Kurt M., Fundamentos do projeto de componentes de máquinas. 4ª Ed. LTC, 2008.

DA SILVA, S. F. Modelo multicritério para ordenação dos pontos monitorados de um sistema elétrico com base nos métodos SMART/SMARTER. Dissertação (Mestrado). UFPE, Recife, 2003.

BELDERRAIN, M. C. N. & SILVA, R. M. Considerações sobre Métodos de Decisão Multicritério. In: XI Encontro de Iniciação Científica e Pos Graduação do ITA 2005, 2005, São José dos Campos. Anais do XI ENCITA, 2005. v. 1. p. 1-7.

Downloads

Publicado

30-03-2017

Como Citar

AZEVEDO, Darlan Rodrigues; LEITE, Duílio Norberto Ferronatto; BARBOSA, Matheus Moreira; PALMEIRA, Alexandre Alvarenga; JR, Horácio Guimarães Delgado. Proposição de método de seleção de materiais metálicos para calha de transporte de efluentes oriundo da limpeza de gases de um alto forno. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 9, n. 1 (Esp.), p. 95–101, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v9.n1 (Esp.).1213. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1213. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Especial Mestrado em Materiais

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>