Atletas para o século: iniciação esportiva multilateral
Palabras clave:
Iniciação esportiva. Multilateralidade. Especialização precoce.Resumen
Este artigo tem como objetivo identificar as possíveis relações entre a formação esportiva pautada nos princípios da preparação esportiva multilateral e o desenvolvimento de talentos esportivos em contraposição à especialização esportiva precoce. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica através de um estudo descritivo. Há um consenso nas ciências do esporte de que para o desenvolvimento de um talento esportivo é necessário que seja realizado um bom trabalho de base, ou seja, que durante a fase de iniciação sejam utilizados os estímulos de maneira correta e oportuna. O período de iniciação é marcado pela finalização dos processos maturacionais, grande desenvolvimento da cognição e do domínio motor, sensibilidade extrema para novas aprendizagens e desenvolvimento físico. Entretanto, utilizar um período tão rico quanto esse para desenvolver habilidades referentes a uma modalidade esportiva apenas, é no mínimo restringir as possibilidades da infância. Justamente contrapondo ao modelo especializante é que pretendemos justificar as razões de uma iniciação esportiva universal, embasada na formação multilateral. O objetivo do desenvolvimento multilateral é o de melhorar a adaptação geral, sendo que, as crianças e jovens que desenvolvem uma elevada quantidade de habilidades e capacidades motoras têm mais possibilidade de adaptar-se a cargas de treino mais intensas, sem sofrerem o stress associado à especialização precoce. O modelo de iniciação esportiva que encontramos hoje, na maioria das escolinhas, é o de especialização precoce, visando apenas o resultado esportivo. Os treinadores desejam que as crianças aprendam na mais tenra idade, a vencer a qualquer custo. Para alguns profissionais ocupar o lugar mais alto do pódio torna-se mais importante que desenvolver-se a partir da prática esportiva. Dentre os principais resultados encontrados na pesquisa destacamos o fato de que os atletas envolvidos em sistemas baseados no desenvolvimento multilateral, centrado no regime de longo prazo, tendem a obter os melhores resultados após os 18 anos em razão de respeitarem os processos de maturação biopsicossocial e, por isso, sincronizam as fases de treinamento com as fases de desenvolvimento e amadurecimento pessoal.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.