Avaliação do cateter central de inseção periférica na UTI Neonatal (2008 - 2010)
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1797Palabras clave:
recém-nascido, cateterismo venoso central, fatores de risco, enfermagem neonatalResumen
A utilização de cateter central de inserção (CCIP) tem aumentado nos últimos anos devido aos seus comprovados benefícios; é considerado um dos principais avanços na área neonatal. Por tratar-se de um procedimento invasivo requer cuidados especiais para diminuir a ocorrência de complicações. Este estudo teve como objetivos: Identificar as veias de escolha para a inserção do CCIP no recém-nascido; identificar o tempo de permanência do CCIP; Descrever os fatores que conduziram a remoção do cateter pelo enfermeiro. Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo, com abordagem quantitativa. Foi realizado em uma Unidade Neonatal de um Hospital Universitário do Estado do Rio de Janeiro, que dispõe de 24 leitos. Os dados foram coletados nas fichas de controle e avaliação do cateter, que são preenchidas pelos enfermeiros após o procedimento, no período de 2008 a 2010. Para análise dos dados foi utilizado gráficos e tabelas. Identificou-se que a veia cefálica e a basílica foram as mais utilizadas na inserção do cateter com um percentual de 28,1 e 26,2, respectivamente, seguido da veia jugular (11,3%); 7,1% dos impressos não apresentavam registro deste dado. Com relação ao tempo de permanência do cateter, 19,1% permaneceram de 6 a 10 dias, 19,1% de 3 a 5 dias e 9,7% de 11 a 15 dias; 27,8 % dos enfermeiros não fizeram o registro no impresso. A maioria dos cateteres foi retirado pelos enfermeiros devido à intercorrências como: infecção (11,9%), obstrução (7,4%) e ruptura. Apenas 28,8% ocorreu pelo término do tratamento. A falta de registro de dados também se fez presente neste item totalizando 27,8%. O estudo aponta a necessidade de treinamento da equipe para o preenchimento correto do impresso de acompanhamento do cateter desde a implantação até a retirada, o que poderá subsidiar uma melhor avaliação e treinamento da equipe para reduzir as complicações e aumentar o tempo de permanência.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.