Saúde bucal dos quilombolas valencianos: estudo transversal
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2007Palabras clave:
cárie dentária, equidade em saúde bucal, CPODResumen
Dados do IBGE revelam que o Brasil tem aproximadamente 50% da sua população auto classificada como afrodescendente. Contudo, a desigualdade de oportunidades com os brancos faz-se evidente. Há significantes iniquidades em saúde bucal entre pretos, pardos e brancos: 56,8% dos pretos utilizam o serviço odontológico público na mesma proporção em que os brancos utilizam outros serviços; a perda dental dos pardos foi de 14,2% enquanto a dos brancos foi de 12,8%. Duas problemáticas fazem parte da pauta da política social brasileira. Uma delas é o enfrentamento da pobreza, a outra é a desigualdade racial. No caso das comunidades quilombolas, estas duas questões se imbricam. As informações referentes a tais comunidades são escassas e os parcos dados divulgados revelam que vivem precariamente, muitas vezes sem acesso aos serviços de saúde. Almeja-se por meio deste trabalho, relatar a prevalência da cárie dentária e necessidade de tratamento dos integrantes do quilombo São José da Serra (SJS), em Valença/RJ. A comunidade foi oficialmente reconhecida como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares em 1999. Atualmente moram no quilombo 31 famílias, totalizando 70 pessoas. Trata-se de uma pesquisa de base regional, fundamentada no levantamento de dados primários da cárie dentária em quilombolas. Do universo de 70 quilombolas, foram examinados 29 indivíduos, na faixa etária de 12 a 91 anos. Os exames intrabucais foram realizados, utilizando a metodologia preconizada pelo Levantamento SB Brasil 2010. Resultados: o índice ceo-d foi 4,3 e o CPOD encontrado foi de 0,9, com predomínio do componente cariado. O tratamento restaurador representou a maior necessidade desta população. Conclusões: os dados evidenciaram a necessidade de implementação de medidas de atenção à saúde bucal que sejam capazes de intervir nos determinantes da cárie dentária na população estudada.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.