Síndrome de Takotsubo: aspectos relevantes
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2012Palabras clave:
síndrome, mulheres, estresseResumen
A síndrome de Takotsubo, também conhecida como “síndrome do coração partido”, ou cardiomiopatia de Takotsubo, é caracterizada pela disfunção transitória do ventrículo esquerdo (VE) após intenso estresse emocional ou físico, na ausência de coronariopatias significantes. Acomete, principalmente, mulheres (na proporção de 4:1), pós-menopausa (90% dos casos). Acredita-se que a falta de estrogênio nessa faixa etária, poderia estar relacionada com disfunção endotelial, sendo um dos fatores determinantes para a patogênese nessa população específica. A clínica é semelhante a de uma síndrome coronariana aguda, com súbita dor precordial, dispneia, alterações eletrocardiográficas e elevação dos marcadores de necrose miocárdica. Daí decorre a dificuldade de fazer o diagnóstico. Um dado importante é que a cardiomiopatia de Takotsubo representa entre 1 e 2% dos casos inicialmente diagnosticados como síndrome coronariana aguda. O diagnóstico só poderá ser definido após a realização da cineangiocoronariografia e ventriculografia esquerda que, mostrarão, respectivamente, ausência de lesões ateroscleróticas importantes nas coronárias e, acinesia ou discinesia apical do VE associado à hipercinesia basal dessa cavidade. A fisiopatologia da cardiomiopatia de Takotsubo é incerta, sendo que o espasmo arterial coronário, alteração microvascular, miocardite viral, níveis elevados de catecolaminas (devido a um estresse físico ou emocional), e variações anatômicas da artéria descendente anterior, todos, são apontados como possíveis mecanismos etiopatogênicos. O tratamento é inespecífico, já que a fisiopatologia é incerta, e na grande maioria dos casos, a doença tem um curso limitado, geralmente de 2 a 4 semanas. A principal abordagem é manter a estabilidade hemodinâmica, sendo necessário um tratamento individualizado. O objetivo deste trabalho é atentar para as principais características da Síndrome de Takotsubo, dando ênfase, principalmente, para a faixa etária e gênero acometidos, além de difundir informação, visto seu estudo ser escasso e frequentemente ignorado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.