Cidadania e autonomia: um debate acerca do projeto ético-politico
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2046Palabras clave:
cidadania, autonomia, projeto políticoResumen
Para esta apresentação, informaremos algumas considerações acerca do desenvolvimento do supracitado projeto. Esta representa, em última análise, a finalização de um projeto de pesquisa, bem como a apresentação de algumas observações que encontramos no decorrer da mesma. Quando fundamentamos nosso projeto, partimos basicamente de duas premissas: a primeira, compreender como, historicamente e sociologicamente, estas duas categorias (cidadania e autonomia) foram construídas no espaço do capitalismo, e b) como estas mesmas duas categorias marcaram, de forma indelével, o projeto éticopolítico do Assistente Social. Se considerarmos a primeira proposição, observaremos que a ideia de cidadania remonta ao antigo mundo grego. Todavia, esta noção somente ganhará sua última forma no mundo contemporâneo. Com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, em 26 de agosto de 1789, o súdito ganharia status de cidadão. Em relação ao segundo termo, autonomia. Da acepção grega, que significar território por si só; compreendemos que esta noção se aproxima à lógica da Ciência Política, que considera a autonomia fundamento que pretende estabelecer com liberdade suas leis ou normas. Neste sentido, a ideia de autonomia somente pode ser pensada a partir da noção de liberdade, principalmente aquela que considera que considera os indivíduos como seres capazes de tomar as suas próprias decisões. Entretanto, aqui se põe uma contradição: como ser livre em uma sociedade produtora de mercadorias? Somente podemos pensar em dois caminhos: uma afirmação da ruptura ou uma contemporização das contradições.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.