Controle da dor e cuidados paliativos: uma nova proposta do cuidar em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2208Palabras clave:
dor, enfermagem, ensinoResumen
A dor é um sintoma que praticamente todos apresentam em algum período da vida, e que mais leva o paciente a procurar os hospitais ou clínicas. O Controle da dor deve ser discutido para que haja melhor compreensão e prevenção de sua presença, bem como de seu controle. O cuidado da dor e do sofrimento é a chave para o resgate da dignidade do ser humano no contexto crítico. Segundo Posso (1999), o enfermeiro, compreendendo o ser humano como uma unidade biopsicossocioespiritual, deve considerá-lo único em seu sentir e em seu reagir, exigindo, portanto, assistência de enfermagem individualizada. Os pacientes fora de possibilidades terapêuticas necessitam de uma forma de assistência que não esteja voltada à cura de sua patologia, mas sim, ao paciente como um todo, olhando-o holisticamente, como um ser biopsicossocial e espiritual. Em base a esta necessidade, surgem os chamados cuidados paliativos (SILVA, SUDIGURSKY, 2008). Vários autores discutem a importâncias das Novas Tecnologias e a facilidade do acesso às informações via World Wide Web, o qual tem se tornado um aliado para a discussão de temas relevantes entre discentes e docentes. Neste trabalho propomos a elaboração de um site com informações a respeito do tema “dor e cuidados paliativos” para acadêmicos e profissionais de Enfermagem. O trabalho encontra-se em fase de revisão de literatura e, após a finalização do levantamento, serão acrescentadas as informações consideradas mais relevantes para o ensino do tema. Esperamos que este produto educacional proporcione um ambiente facilitador da aprendizagem e potencialmente significativo para a consolidação de novas informações.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.