Aplicar a metodologia de análise e solução de problemas baseada no ciclo de Deming para redução do lead time do processo de fabricação de conexões fundidas

Autores

  • B. J. S. Jesus UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • S. R. B. Mello UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2278

Palavras-chave:

estatística, métodos, melhoria

Resumo

Foi um trabalho de gestão de processos baseado em análises de informações obtidas de uma empresa multinacional, com foco na redução do retrabalho. A metodologia aplicada foi o MASP (método de análise e solução de problemas), que é apoiado pelo PDCA também conhecido como Qc Story, desenvolvido por Shewhart e aplicada por Deming na indústria japonesa. A partir dos arquivos obtidos, foram identificados e quantificados os defeitos geradores, e para classificar os defeitos por ordem de importância foi usado o diagrama de Pareto. Depois de classificados os principais defeitos foi realizada a análise dos arquivos que continham a estratificação das causas geradoras dos principais defeitos. Após definição dos principais defeitos que foram junta fria, inclusão de areia, vazamento externo e degeneração de grafita e as causas geradoras desses defeitos, com auxílio de ferramentas como diagrama de causa-efeito, análise por que – porquê e diagrama de Pareto foi elaborado um plano de melhoria para processo e produto. O objetivo do trabalho foi propor soluções com base científica para problemas de fundição, utilizando a metodologia do PDCA, reduzindo o desperdício com isso melhorando o desempenho da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-08-2018

Como Citar

JESUS, B. J. S.; MELLO, S. R. B. Aplicar a metodologia de análise e solução de problemas baseada no ciclo de Deming para redução do lead time do processo de fabricação de conexões fundidas. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 2esp, p. 35, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v6.n2 Esp.2278. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2278. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.