Avaliação da dimensão interpessoal, estrutural e produtos, tendo a satisfação como via de qualidade na percepção de clientes e consumidores do setor varejista da cidade de Volta Redonda

Autores/as

  • V. Reis UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • D. O. B. Merabet UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. A. R. Andrade UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2281

Palabras clave:

PME, vantagem competitiva, qualidade

Resumen

A cidade de Volta Redonda está em pleno crescimento e a prestação de serviços é uma vertente crescente. Nesse ínterim, a busca pela satisfação como forma de ganhar e manter a vantagem competitiva entre os concorrentes do mesmo setor. Assim, pretende- se verificar quais as necessidades e expectativas que devem merecer maior atenção por parte da gerência e dos gestores de Pequenas e Médias Empresas (PMEs). O objetivo é avaliar a satisfação dos valores intrínsecos que os clientes possuem, referentes à relação interpessoal, à estrutura e aos produtos, tendo a satisfação como via de qualidade na percepção do cliente e de que forma essa satisfação pode ser fonte de vantagem competitiva. Devido suas características, será utilizado o método quantitativo com aporte ao método qualitativo, considerando a melhor alternativa a ser empregada para o problema a ser estudado. O tipo de pesquisa adotada para a realização deste trabalho foi a descritiva. O método descritivo possibilita a classificação, a explicitação e a interpretação dos fenômenos, a partir de dados colhidos da própria realidade e permite descrever as características do fenômeno. Será utilizado neste trabalho também, um estudo de multicasos que tem entre as aplicações: explorar situações da vida real cujos limites não estão claramente definidos; descrever a situação do contexto em que está sendo feita determinada investigação; explicar as variáveis causais de determinado fenômeno em situações bastante complexas. Este trabalho inclui a avaliação das dimensões estruturais e dos produtos, para identificar o segmento do varejo com maior crescimento nos últimos 5 anos no município. Este é um trabalho exploratório com o objetivo inicial de mapeamento das instituições e não fará uso de entrevistas e ou aplicação de questionários, portanto não terá viés de pesquisa com seres humanos.

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Publicado

2018-08-17

Cómo citar

REIS, V.; MERABET, D. O. B.; ANDRADE, M. A. R. Avaliação da dimensão interpessoal, estrutural e produtos, tendo a satisfação como via de qualidade na percepção de clientes e consumidores do setor varejista da cidade de Volta Redonda. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 2esp, p. 38, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v6.n2 Esp.2281. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2281. Acesso em: 21 nov. 2024.

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