Desafios da medicina 2.0: uma análise do modelo wiki de construção coletiva do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2305Palabras clave:
disseminação de informação, conhecimento, educação médicaResumen
A ferramenta Wiki de construção coletiva do conhecimento ampliou sua utilização, acessibilidade e promoção de informações através das inovações tecnológicas acrescidas a este recurso de comunicação, principalmente com o advento da Internet. Esta ferramenta é utilizada em várias áreas de conhecimento apresentando índices de produção científica e circulação de informações relevantes. Observa-se, na área médica, um aumento considerável de sítios de compartilhamento de informações que se utilizam da ferramenta Wiki, sendo a Wikipedia um exemplo notório. Entretanto, esta apresenta algumas críticas entre os estudiosos em relação à fidedignidade de seu conteúdo, uma vez que é construída principalmente pelo público leigo. O presente trabalho teve por objetivo analisar a veracidade do conteúdo disposto pela ferramenta supramencionada. Para tal, dez termos correlacionados com áreas médicas tiveram suas páginas periodicamente monitoradas, através de seus históricos, em três idiomas distintos (português, inglês e espanhol), sendo este pré-requisito para seleção das páginas a serem monitoradas. Constatou-se que há diferenças significativas entre as páginas de diferentes línguas, principalmente no campo das referências bibliográficas, o que pode determinar maior credibilidade às informações descritas. O modelo Wiki, a partir de sua construção compartilhada na Internet, permite revisão e atualização constante na área da saúde, além de viabilizar, entre profissionais da área, a troca e discussão de informações e dados técnicos sobre métodos diagnósticos e terapêuticos, beneficiando principalmente os pacientes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.