Design de superfície: desenvolvimento de projeto gráfico de estampa, para aplicação em superfície têxtil
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2314Palabras clave:
Design de superfície, moda, estampa, superfície têxtilResumen
Com o intuito de levar o Design de Superfície ao conhecimento do meio acadêmico da FATEA, este projeto busca mostrar que o Design não é necessariamente uma ou duas áreas: ele é multidisciplinar e, este projeto visa a Estamparia: o desenvolvimento de um projeto gráfico de estampas para aplicação em superfície têxtil. Buscando colocar sobre a mesma ótica, o Design e sua relação com a superfície seja ela bidimensional ou tridimensional, este projeto procura expor a importância que o homem dá à imagem desde os primórdios, sua necessidade de expressar-se e aqui, é através da superfície têxtil. As estampas desempenham um papel forte e importante em qualquer aplicação de moda: traduzir em imagens gráficas o conceito que é trabalhado em uma Coleção, valorizar e diferenciar modelagens do vestuário. Dessa maneira, estilistas e Designers Gráficos trabalham em conjunto com a finalidade de investir e desenvolver estampas exclusivas, visando algo diferenciado e que agregue valor à peça utilizada, procurando também atender consumidores com gostos e preferências variadas. Assim, cada consumidor, na sua individualidade, poderá escolher um produto que vá de encontro com sua personalidade e com suas ideias e ideais, que vá de encontro com uma mensagem que se queira externar, seja ela, através do vestuário. Através de pesquisas relacionadas à forma de pensar e desenvolver uma estampa, este projeto gráfico será desenvolvido com o intuito de criar uma "mini coleção" de estampas tendo como objeto de estudo a flor do Ipê, tipicamente brasileira e espera-se que a área da estamparia têxtil torne-se cada vez mais conhecida tanto no meio acadêmico quanto no meio mercadológico e que o mercado entenda o quão importante é o trabalho do Designer dentro desta área do Design que ainda é pensada de forma errada, é pouco valorizada e explorada.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.