Elaboração do perfil difusivo dos íons cloreto, amônio, sódio e potássio, presentes no solo e no lixiviado do aterro de Volta Redonda

Autores

  • A. C. Dias UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • A. S. Ferraz UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • W. F. da L. Júnior UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • I. C. R. P. Valadão UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • A. S. F. Araújo UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2323

Palavras-chave:

perfil difusivo, chorume, aterro sanitário, íons inorgânicos

Resumo

O impacto ambiental dos depósitos a céu aberto de resíduos domésticos, os chamados lixões, são de grande importância ambiental. Sendo assim, é de grande relevância técnica no panorama regional de planejamento e gerenciamento de soluções, a elaboração do perfil difusivo de alguns dos íons inorgânicos presentes no chorume e no solo do Aterro do Município de Volta Redonda. Foram executados ensaios de difusão molecular utilizando o solo e o chorume do Aterro do Município de Volta Redonda. A realização de ensaios de difusão molecular auxiliou na determinação do gradiente de concentração dos íons cloreto, amônio, sódio e potássio, que ocorre entre a amostra de solo e a solução contaminante. Utilizaram célula confeccionada em PVC, a amostra de solo foi compactada na umidade ótima, e sua saturação realizada em equipamento triaxial, sob pressão de 30 KPa. Ao final do período de difusão a amostra de solo foi seccionada em 6 fatias para a determinação do perfil de difusão de cada íon no solo, os quais demonstram a contaminação do solo local para todas as situações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-08-2018

Como Citar

DIAS, A. C.; FERRAZ, A. S.; JÚNIOR, W. F. da L.; VALADÃO, I. C. R. P.; ARAÚJO, A. S. F. Elaboração do perfil difusivo dos íons cloreto, amônio, sódio e potássio, presentes no solo e no lixiviado do aterro de Volta Redonda. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 2esp, p. 76, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v6.n2 Esp.2323. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2323. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)