Poluição ambiental: conteúdo e o uso dos livros didáticos de Ciências

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v17.n48.3782

Palabras clave:

Educação Ambiental. Livro Didático. Conscientização

Resumen

Com o aumento da poluição no planeta, surge a necessidade de desenvolver estratégias de conscientização a respeito da degradação e preservação. Uma das estratégias é a inserção dessa temática nas atividades do cotidiano escolar de forma efetiva com a finalidade de contribuir na formação de indivíduos conscientes para exercerem sua cidadania ambiental. O livro didático tem uma participação significativa no desenvolvimento do ensino-aprendizagem, compreende-se que tem funções a desempenhar na transmissão do conhecimento cientifico e, como material de apoio na pratica do professor, entende-se, a necessidade de uma abordagem adequada, com apresentação e problematização do conteúdo, permitindo a compreensão e construção de sentidos. Portanto, apresentamos nesta pesquisa, a análise da abordagem do tema poluição na coleção “BURITI MAIS CIÊNCIAS”, destinada as series iniciais do ensino fundamental, empregando critérios de abordagem direta, indireta, ou abordagem inexistente, se existe equilíbrio entre o conteúdo e a idade, avaliando em bom, fraco ou regular, além de analisar a relação das imagens com o texto apresentado considerando como bom, fraco ou regular. Foi aplicado questionário com intuito de verificar informações sobre a pratica do professor em relação ao tema, e se os conteúdos propostos na coleção atendem ao planejamento, já que os professores tem papel crucial como mediadores e executores deste material. Através da análise constatou-se que a abordagem do tema nos livros é insuficiente, fragmentada, apresentada sem aprofundamento, dificultando na formação de indivíduos conscientes, críticos, e aptos para atuarem pelo planeta, deixando a critério do professor aprofundar ou não o tema em suas atividades, dependendo de seu interesse e visão das questões ambientais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ludimilla Ronqui, Departamento de BiologiaUniversidade Federal de Rondônia

Professora do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Rondônia. Graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia. Doutorado pela Universidade Estadual de Maringa - UEM  

Queule Brito de Sousa, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia.

Citas

BEZERRA, O. S. Temáticas ambientais nos livros didáticos 2003. Disponível em: <http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=200313124001015038P5>; Acesso em: 17 out. 2019.

BOMFIM, M. G; SILVA, Z. M. O livro didático de ciências para o ensino fundamental: uma reflexão. Anais eletrônicos. I Jornada baiana de pedagogia (IJORNA PED) - saberes e práticas docentes, Ilhéus. 12 á 14 de agosto de 2013.

BRASIL, Ministério do desenvolvimento agrário; Secretaria do desenvolvimento territorial. Plano territorial de desenvolvimento sustentável do território rural do vale do Jamary-Rondônia: Ariquemes -RO, 2006. 108 p.

BRASIL, 1999. Lei No 9.795, de 27 de Abril de 1999. Brasília: diário oficial da união, 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 27 abri. 1999. Seção 1, p. 1.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF-1997. 136 p.

BRUNER, J. S. O processo da educação. São Paulo, Nacional, 1977.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: Fundamentos e métodos. 4 Ed0. São Paulo: Cortez, 2011.

FACCHINI. J. M.; PAUL. A. Avaliação de livros didáticos como ferramenta para o ensino de educação ambiental nos 6º e 7º anos do ensino fundamental. Ágora: R. Divulga. Cient., v. 19, n. 2, p. 83-99, jul./dez., 2014. DOI: https://doi.org/10.24302/agora.v19i2.789

FERREIRA, M. G.; GIORDANI, S.; OLIVEIRA, R. M. de; STRIEDER, D. M.; MALACARN, V. Educação ambiental nas coleções de livros didáticos de ciências aprovados pelo programa Nacional de Livro didático (2016-2018). Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 4, n. 6, p. 3507-3517, out/dez., 2018.

FREITAS, Maria Aline da Costa. Educação ambiental: prática docente nas séries iniciais de uma escola pública acerca da preservação do rio mãe do rio – PA. 2017. 64 f. Faculdade de Pedagogia do Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará. 2017. Disponível em:<https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/bitstream/prefix/480/1/TCC_EducacaoAmbientalPratica.pdf>. Acesso em: 19 mai. 2019.

GAYÁN, E.; GARCÍA, P. E. Como escoger un libro de texto? Desarrollo de un instrumento para evaluar los libros de texto de ciencias experimentales. Enseñanza de las ciencias. Número Extra, V Congresso, p. 249-250; 1997.

GUIMARÃES, Lorena Matos. Contradições e possibilidades de superação no trabalho pedagógico para a prática da educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso. 2014. 82 f. Tese (Programa de pós-graduação em educação). Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2014.

NASCIMENTO, M. C. D.; ROLON, J. C. C. Educação Ambiental: Um diálogo entre a legislação e a prática dos professores de escolas públicas de Araripina – PE, 2013-2014. Id on Line Rev. Psic., v.10, n. 30, Supl 3, Julho/2016. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.480

NETO, J. M.; FRACALANZA, H. O Livro Didático de Ciências: Problemas e Soluções. Revista Ciência e Educação, v. 9, nº 2, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200001

OLIVEIRA, M. J.; MATOS, E. P. N. B. Educação ambiental nos livros didáticos adotados no ensino fundamental pelo município de Acaraú–Ceará. Conex. Ci. e Tecnol., Fortaleza/CE, v.12, n. 3,, p. 52 - 61, dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i3.1103

RIBEIRO, Márcio Willyans. Os conteúdos ambientais em livros didáticos de geografia de 1º. E 2º. Ciclos no ensino fundamental. 2006. 125 f. tese (programa de pós-graduação em educação) Setor de educação da universidade federal do paraná. Curitiba 2006.

VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O Livro Didático no Ensino Fundamental – Proposta de Critérios Para Análise do Conteúdo Zoológico. Revista Ciência e Educação, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000100008

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991. Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná. Disponível em: http://www.pr.gov.br/bpp. Acesso em: 29 nov. 2019.

Publicado

2022-04-01

Cómo citar

RONQUI, Ludimilla; DE SOUSA, Queule Brito. Poluição ambiental: conteúdo e o uso dos livros didáticos de Ciências. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 17, n. 48, p. 113–122, 2022. DOI: 10.47385/cadunifoa.v17.n48.3782. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3782. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artículos similares

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.