O papel da nova mulher nas famílias brasileiras

Autores/as

  • Renan Gomes de Moura Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)
  • Paloma de Lavor Lopes Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) e da Faculdade Sul Fluminense (FaSF)
  • Regina Coeli da Silveira Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) e da Faculdade Sul Fluminense (FaSF)

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v11.n32.430

Palabras clave:

Mulher, Renda Familiar, PNAD.

Resumen

O poder do homem na estrutura familiar e a educação da mulher voltada para o casamento e maternidade, modelo ideal na sociedade desde o século XVIII, influenciam e vão modificando os papéis de homens e mulheres nas relações sociais. A inserção da mulher no magistério, única função feminina permitida, como forma de mudar sua história de ser apenas mãe e esposa, apresenta novas perspectivas para as mulheres. O presente trabalho vem analisar o processo da construção do papel da mulher na família, na sociedade contemporânea. Como metodologia utilizou-se tanto a pesquisa bibliográfica quanto análise dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) dos últimos 10 anos, visando verificar a participação das mulheres na renda familiar. Percebe-se que o número de mulheres brasileiras ocupando papel principal na renda familiar brasileira se elevou consideravelmente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renan Gomes de Moura, Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade do Grande Rio. Graduado em Administração pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase, possui MBA em Gestão de Competências e Talentos Humanos pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase. Tem experiência de pesquisa e docência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos de gênero, trabalho, trabalho e gênero, controle e dominação no trabalho, diversidade e relações de trabalho, Mercado de Trabalho e seus contextos, práticas de Recursos Humanos e métodos qualitativos em Administração.

Citas

BAUMAN, Z.. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

CARDOZO, M. M.; PERETTI, R. M. P. O desenvolvimento da família e a nova condição da mulher na sociedade capitalista. Londrina, 2010. Texto disponível em: www.uel.br/grupo-pesquisa/gepal/anais.../4_marianacardoso.pdf data do acesso: 02/07/2015.

D’INCAO, Maria Ângela.Mulher e família burguesa.In: PRIORE, Mary Del (org.). A história das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2009.

FONSECA, C.. Ser mulher, mãe e pobre. In: M. Del Priore (Org.), História das Mulheres no Brasil (pp. 510-553) (3rd. ed.). São Paulo: Contexto. 2000.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução de Rachel Ramalhete. 34. ed., Petropólis, RJ: Vozes, 2006.

GIULANI, Paola Cappellin. Os movimentos de trabalhadoras e a sociedade brasileira. In: PRIORE, Mary Del (org.). A história das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2009.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estatísticas de Gênero: uma análise dos resultados do Censo Demográfico 2010. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv88941.pdf. Acesso em: 05/06/2015.

LEAL José Carlos. A maldição da mulher: de Eva aos dias de hoje. São Paulo: DPL, 2004.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

MENDES, Mary Alves. Mulheres Chefes de Família: a complexidade e ambiguidade da questão. In: XIII Encontro da Associação Brasileira de Estudos Populacionais. Minas Gerais, 2002

MUNDY, Liza. O sexo mais rico: Como a nova geração de mulheres está transformando trabalho, amor e família. São Paulo: Paralela, 2013.

NOGUEIRA, C. M. A feminização no mundo do trabalho: entre a emancipação e a precarização, 2004.

PACHECO, Ana Lucia Paes de Barros. Mulheres Pobres e chefes de família. Tese (doutorado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005.

RIBEIRO, Danielly. A.M.; MARIANO, Nívea. A.; LOPES, SANDRA.O.B. Família monoparental feminina: um olhar sobre as mulheres chefe de família referenciadas no cras de um município de pequeno porte. In: Revista Saber acadêmico, 2014.

STANDING, Guy. O Precariado: a nova classe perigosa. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

TELLES, Norma. Escritoras, Escritas, Escrituras.In: PRIORE, Mary Del (org.). A história das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2009.

THOMPSON, Edward P. Costumes em comum. São Paulo: Cia das Letras, 1998.

Publicado

2016-12-10

Cómo citar

MOURA, Renan Gomes de; LOPES, Paloma de Lavor; DA SILVEIRA, Regina Coeli. O papel da nova mulher nas famílias brasileiras. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 11, n. 32, p. 55–66, 2016. DOI: 10.47385/cadunifoa.v11.n32.430. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/430. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artículos similares

1 2 3 4 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.