Clima e cultura organizacional em universidades públicas

uma revisão integrativa da literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v19.n54.5237

Palabras clave:

Cultura Organizacional, Clima Organizacional, Universidades Públicas, Revisão Integrativa

Resumen

A cultura e o clima organizacional positivos são fundamentais para a gestão do conhecimento e a inovação em universidades públicas, pois fomentam a busca por soluções criativas, a colaboração e a troca de ideias. Apesar de sua relevância para a dinâmica institucional, ainda carecem de estudos que investiguem seus impactos. Neste contexto, o objetivo deste artigo é mapear a produção científica sobre clima e cultura organizacional no ambiente acadêmico e administrativo de universidades públicas. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa da literatura. A pesquisa analisou 37 artigos de diferentes países publicados até 2023 na base de dados Web of Science. Os resultados apontaram que a cultura acadêmica se caracteriza pela valorização da autonomia, liberdade acadêmica, pesquisa e ensino, impactando diretamente o desempenho e o bem-estar dos membros da comunidade. O estudo evidenciou a influência da cultura organizacional na eficácia das instituições de ensino, promovendo a inovação educacional, a gestão do conhecimento e o compartilhamento de informações. A relação entre clima e cultura organizacional também foi explorada, com estudos que destacam a importância de entender como os funcionários percebem e experimentam o ambiente de trabalho. Por fim, a pesquisa aponta desafios e limitações fornecidos na produção científica, como a falta de generalização dos resultados e a diversidade de metodologias, reforçando a necessidade de mais estudos robustos e comparativos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Delana Galdino de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da (FACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Administração Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Bianca Lauria Vieira da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Pós-graduando em Administração Universitária Federal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Assistente em Administração no Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Citas

AL ISSA, H.-E. Organisational Culture in Public Universities: Empirical Evidence. Asian Journal of Business and Accounting, v. 12, n. 1, p. 41–70, 27 jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.22452/ajba.vol12no1.2

BAHAR, E. Örgüt Kültürü Analizi: Üniversite Stratejik Planlarına Yönelik Bir Araştırma (Organizational Culture Analysis: A Research on University Strategic Plans). Journal of Business Research - Turk, v. 12, n. 2, p. 2017–2030, 24 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.20491/isarder.2020.959

CERIBELI, H. B.; TEIXEIRA, F. C. A. Análise da relação entre clima organizacional e comportamento de cidadania organizacional. Revista da UNIFEBE, v. 1, n. 21, p. 69–85, 31 out. 2017.

DUTRA, Joel Souza. Administração de carreiras. São Paulo: Atlas, 1996.

IDDAGODA, A.; VOLKOVA, N. V.; BAGIEŃSKA, A. Evidence From Public Universities in Sri Lanka About Organizational Culture and Employee Engagement. IGI Global eBooks, p. 206–226, 24 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.4018/978-1-6684-5195-3.ch012

GEBRETSADIK, D. M. Impact of organizational culture on the effectiveness of public higher educational institutions in Ethiopia. International Journal of Leadership in Education, p. 1–20, 11 fev. 2020.

MAKUMBE, W. The impact of organizational culture on employee creativity amongst Zimbabwean academics. African Journal of Science, Technology, Innovation and Development, p. 1–9, 2 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/20421338.2020.1864882

MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. DE C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 17, n. 4, p. 758–764, dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018

PADRÃO, L. C.; RODRIGUES, R. L. Transferência de tecnologia universidade-empresa no Brasil (1994-2020): uma análise da literatura. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 189–208, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/59357. Acesso em: 23 jun. 2024.

PAULA, P. D. et al. Clima e Cultura Organizacional em uma Organização Pública. Gestão & Regionalidade, v. 27, n. 81, set-dez/2011. DOI: https://doi.org/10.13037/gr.vol27n81.1279

SOUZA, M. T. DE; SILVA, M. D. DA; CARVALHO, R. DE. Integrative Review: What Is It? How to Do It? Einstein (São Paulo), v. 8, n. 1, p. 102–106, mar. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134

TANG, Y. W.; ONG, T. S.; Muhamad, H. B. Organizational cultures, budget participation and performance: an empirical study of Chinese public universities. CEMJP, v. 31, n. 2, p. 84-93, 2023. DOI: 10.57030/23364890.cemj.31.2.10. Acesso em: 6 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.57030/23364890.cemj.31.2.10

Publicado

2024-09-02

Cómo citar

GALDINO DE OLIVEIRA, Delana; LAURIA VIEIRA DA SILVA, Bianca. Clima e cultura organizacional em universidades públicas: uma revisão integrativa da literatura. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 19, n. 54, p. 1–10, 2024. DOI: 10.47385/cadunifoa.v19.n54.5237. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/5237. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas