A ética como problema histórico
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v4.n9.933Palabras clave:
ontologia, trabalho, e ética.Resumen
Este ensaio foi dividido em três momentos distintos: inicialmente, em trabalho e ser social, elucida-se a peculiaridade do ser social em face da natureza; em teoria do reflexo e valoração, demonstra-se com se dá o conhecimento das determinações da realidade; e, finalmente, em exteriorização e estranhamento, ilustra-se o duplo caminho posto ao ser social com a sua mediação com a natureza: o primeiro que possibilita a realização humana e a aproximação entre indivíduo e gênero, e o segundo que, por meio de barreiras socialmente construídas, o leva a processos de alienação.
Descargas
Citas
ENGELS, Friedrich. Sobre o papel do trabalho na transformação de macaco em homem. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Obras escolhidas. Vol. 2, São Paulo: Alfa-Omega, s/d.
LESSA, Sérgio. Mundo dos Homens: trabalho e ser social. São Paulo: Boitempo, 2002.
LUKÁCS, Georg. Prolegomini all’ontologia dell’essere sociale. Milano: Guerini & associati, 1990.
—. História e consciência de classe. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política, liv. I, vol. II (o processo de produção capitalista). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
———. Para a crítica da economia política; salário preço e lucro; o rendimento e suas fontes. 2 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1982. (col. Os economistas).
______. Manuscritos econômico-filosóficos. Lisboa: Edições 70, 1993.
NETTO, José Paulo. Para a crítica da vida cotidiana. In: NETTO, José Paulo; CARVALHO, Maria do Carmo Brant de. Cotidiano: conhecimento e crítica. São Paulo: Cortez, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.