Desenvolvimento de compósitos poliméricos para aplicação em carenagem

Autores

  • Daniella Regina Mulinari Docente do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Éric Neves Cotrim Castro de Oliveira Graduado em Engenharia de Produção do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Gustavo de Oliveira Toledo Graduado em Engenharia de Produção do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v9.n1%20esp.210

Palavras-chave:

Compósitos, fibra de vidro, fibra de sisal, poliéster.

Resumo

Atualmente a indústria automobilística tem sido pressionada a reduzir o peso dos componentes dos seus veículos, e consequentemente os consumos energéticos. O conceito do ecodesign ganhou uma importância vital, principalmente devido à escassez de matéria-prima e aos problemas resultantes da degradação ambiental, o que resulta cada vez mais na tentativa de incorporar nos produtos, materiais de baixo impacto ambiental e grande abundância. E os materiais compósitos reforçados com fibras naturais cumprem plenamente estes requisitos. Portanto o objetivo deste trabalho foi avaliar as propriedades mecânicas de dois compósitos híbridos obtidos a partir do processo de laminação manual com a possibilidade de substituir as fibras de vidro pelos compósitos híbridos, na construção de carenagem. Os compósitos foram obtidos por reforço de três e cinco camadas de tecido de fibra de vidro tramada, tecido de sisal e matriz de poliéster ortoftálica, formando os compósitos híbridos (v/s/v) e (v/s/v/s/v). As propriedades destes materiais foram estudadas por meio de ensaios de resistência à tração e ao impacto. Os resultados comprovaram que estes materiais apresentaram resistência mecânica satisfatória, podendo ser aplicado em carenagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GONÇALVES, J. A. V. Compósitos à base de resina epóxi reforçados com fibras de coco. 2010. 60f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Sergipe, 2010.

MEDINA, H. V.; GOMES, D. E. B. Reciclagem de automóveis, estratégias, práticas e perspectivas. CETEM/MCT, p.13, 2003.

MULINARI, D. R. Comportamento térmico, mecânico e morfológico dos compósitos de polietileno de alta densidade reforçados com fibras de celulose do bagaço de cana de açúcar. 2009. 112f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica com ênfase em materiais) – Faculdade de Engenharia do Campus de Guarantinguetá, Universidade Estadual Paulista, 2009.

MEDINA & GOMES; Reciclagem de automóveis: estratégicas, praticas e perspectivas – CETEM/MCT – 2003.

NETO, F. N.; PARDINI, L. C. Compósitos Estruturais. Polímeros: Ciência e Tecnologia, vol. 1, p.13-18, 2006.

SILVIA, SENNE E PAULA; Avaliação de compósitos híbridos para carenagem de motocicletas – UniFOA – Centro universitário de Volta Redonda – 2011 – Volta Redonda – RJ

Downloads

Publicado

01-08-2014

Como Citar

MULINARI, Daniella Regina; DE OLIVEIRA, Éric Neves Cotrim Castro; TOLEDO, Gustavo de Oliveira. Desenvolvimento de compósitos poliméricos para aplicação em carenagem. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 9, n. 1 esp, p. 57–63, 2014. DOI: 10.47385/cadunifoa.v9.n1 esp.210. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/210. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Especial Engenharia de Produção

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>