Desenvolvimento de compósitos poliméricos para aplicação em carenagem
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v9.n1%20esp.210Palabras clave:
Compósitos, fibra de vidro, fibra de sisal, poliéster.Resumen
Atualmente a indústria automobilística tem sido pressionada a reduzir o peso dos componentes dos seus veículos, e consequentemente os consumos energéticos. O conceito do ecodesign ganhou uma importância vital, principalmente devido à escassez de matéria-prima e aos problemas resultantes da degradação ambiental, o que resulta cada vez mais na tentativa de incorporar nos produtos, materiais de baixo impacto ambiental e grande abundância. E os materiais compósitos reforçados com fibras naturais cumprem plenamente estes requisitos. Portanto o objetivo deste trabalho foi avaliar as propriedades mecânicas de dois compósitos híbridos obtidos a partir do processo de laminação manual com a possibilidade de substituir as fibras de vidro pelos compósitos híbridos, na construção de carenagem. Os compósitos foram obtidos por reforço de três e cinco camadas de tecido de fibra de vidro tramada, tecido de sisal e matriz de poliéster ortoftálica, formando os compósitos híbridos (v/s/v) e (v/s/v/s/v). As propriedades destes materiais foram estudadas por meio de ensaios de resistência à tração e ao impacto. Os resultados comprovaram que estes materiais apresentaram resistência mecânica satisfatória, podendo ser aplicado em carenagem.
Descargas
Citas
GONÇALVES, J. A. V. Compósitos à base de resina epóxi reforçados com fibras de coco. 2010. 60f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Sergipe, 2010.
MEDINA, H. V.; GOMES, D. E. B. Reciclagem de automóveis, estratégias, práticas e perspectivas. CETEM/MCT, p.13, 2003.
MULINARI, D. R. Comportamento térmico, mecânico e morfológico dos compósitos de polietileno de alta densidade reforçados com fibras de celulose do bagaço de cana de açúcar. 2009. 112f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica com ênfase em materiais) – Faculdade de Engenharia do Campus de Guarantinguetá, Universidade Estadual Paulista, 2009.
MEDINA & GOMES; Reciclagem de automóveis: estratégicas, praticas e perspectivas – CETEM/MCT – 2003.
NETO, F. N.; PARDINI, L. C. Compósitos Estruturais. Polímeros: Ciência e Tecnologia, vol. 1, p.13-18, 2006.
SILVIA, SENNE E PAULA; Avaliação de compósitos híbridos para carenagem de motocicletas – UniFOA – Centro universitário de Volta Redonda – 2011 – Volta Redonda – RJ
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.