Psicomotricidade na educação infantil: aprendendo com o movimento

Autores

  • H. T. Falcão UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. A. M. Barreto UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

Palavras-chave:

psicomotricidade, educação infantil, movimento

Resumo

A psicomotricidade é uma ciência que estuda o homem em movimento, envolvendo o desenvolvimento global e harmônico do indivíduo, desde o nascimento. Por se tratar de uma ligação entre psiquismo e motricidade, engloba a área educacional, além da área da saúde, atingindo o indivíduo na sua totalidade. É importante, para o processo de ensino aprendizagem, que a criança conquiste, desenvolva e domine habilidades psicomotoras que ocorrem na idade pré-escolar, porque é nesta fase que se cria a base para o desenvolvimento da independência e autonomia corporal, bem como a maturidade sócio emocional necessários à estruturação da aprendizagem escolar. Considerando que o desenvolvimento psicomotor das crianças e as dificuldades de aprendizagem estão intimamente ligados, esta pesquisa tem como intenção apresentar a psicomotricidade como uma alternativa a ser utilizada pelo professor de Educação Infantil, diante de dificuldade no processo ensino aprendizagem e divulgar instrumentos de avaliação para diagnóstico psicomotor, apresentando recursos psicomotores que favoreçam o desenvolvimento da criança durante este processo. Será utilizado um protocolo de avaliação psicomotora baseada no Manual de Avaliação Motora de Ozerestsky, proposto por Rosa Neto (2002), e aplicado um questionário, direcionado aos professores, com perguntas a respeito do tempo de trabalho na Educação Infantil, possíveis dificuldades encontradas nas crianças e recursos psicomotores utilizados para trabalhar essas dificuldades. A população envolvida será de crianças na idade pré-escolar da Educação Infantil e professores da rede pública do município de Pinheiral-RJ. A psicomotricidade se apresenta como uma alternativa a ser utilizada pelo professor de Educação Infantil para lidar com dificuldades que possam surgir no processo de ensino aprendizagem, pois oferece uma melhor capacitação da criança, para uma maior assimilação das aprendizagens escolares.

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Publicado

01-11-2018

Como Citar

FALCÃO, H. T.; BARRETO, M. A. M. Psicomotricidade na educação infantil: aprendendo com o movimento. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 4, n. 1esp, p. 66, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2593. Acesso em: 28 mar. 2024.

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