Dificuldades de inclusão digital na educação no cenário da pandemia da Covid-19

uma análise bibliométrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v19.n54.4947

Palavras-chave:

tecnologia digital, educação, internet

Resumo

A pesquisa tem como objetivo apresentar uma análise bibliométrica de publicações sobre as dificuldades de inclusão digital na educação no cenário da pandemia da covid-19. A metodologia corresponde a uma pesquisa exploratória quantitativa que realizou uma análise bibliométrica na base da Scopus utilizando as palavras-chave: digital inclusion and education and pandemic. Os resultados indicaram Estados Unidos e Espanha são os países que mais produziram sobre o tema, sendo que 2022 tem o maior número de produções. No entanto, ao analisar alguns dos artigos de acesso aberto na base Scopus mostrou as dificuldades de inclusão digital devido à crise pandémica, para garantir que escolas e instituições de ensino continuassem suas atividades. Porém, notou-se também as limitações das tecnologias digitais, visto que nem todos tinham a estrutura necessária para adentrar num espaço virtual. Dessa forma, entende-se o quanto a pandemia impactou significativamente na exclusão digital e o que é necessário criar estratégias que aproximem alunos e professores a tecnologias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleide Ane Barbosa da Cruz, Instituto Federal de Sergipe

Doutora em Ciência da Propriedade Intelectual pela UFS. Atualmente é professora substituta do IFS Campus Propriá e professora do Centro Universitário Estácio de Sergipe.  

Bruno Santos Nascimento, Instituto Federal de Sergipe

Especialista em Engenharia Elétrica, Professor do IFS Campus Propriá

Antonio Aliberte de Andrade Machado , Instituto Federal de Sergipe

Mestre em Ciência da Computação, Professor do IFS Campus Propriá.

Sandro Andrade Monteiro Menezes , Instituto Federal de Sergipe

Especialização em Administração de Servidores, Professor do IFS Campus Propriá.

Robson Luiz Santos , Instituto Federal de Sergipe

Especialista em Docência para Educação Profissional e Tecnológica, Professor do IFS Campus Propriá. 

Referências

BARRETO; A. C. F.; ROCHA, D. S. COVID-19 E educação: resistências, desafios e (IM) possibilidades. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01-11, 2020. DOI: https://doi.org/10.46375/encantar.v2.0010

FERNANDES, A. P. C.; ISIDORIO, A. R.; MOREIRA, E. F. Ensino remoto em meio à pandemia do COVID-19: panorama do uso de tecnologias. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias – CIET. Anais Eletrônicos, 2020. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1757,>. Acesso em: 10 de set. 2023.

HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Interações crítico-dialéticas com as tecnologias naeducação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n.1, p. 266–288, 2020. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v14i4.11993

Jornal da USP no Ar. Exclusão digital: pandemia impôs mais uma lacuna aos estudantes de baixa renda. 2021. Disponível em: <https://jornal.usp.br/?p=386561>. Acesso em: 10 de set. 2023.

KHODAEI, S.; HASANVAND, S.; GHOLAMI, M.; MOKHAYERI, Y.; AMINI, M. The effect of the online flipped classroom on self-directed learning readiness and metacognitive awareness in nursing students during the COVID-19 pandemic. BMC Nursing, v. 21, n. 1, 2022. DOI: https://doi.org/10.1186/s12912-022-00804-6

KURTZ, L. P.; NUNES, L. S. Políticas regulatórias de inclusão digital para a educação em tempos de pandemia. Belo Horizonte: Instituto de Referência em Internet e Sociedade, Disponível em: <https://irisbh.com.br/wp-content/uploads/2021/10/Inclusao-digital-e-ensino-em-tempos-de-pandemia-no-Brasil.pdf>. Acesso em: 10 de set. 2023.

MEDINA, G. I., VALLINAS, E. G., CRUZ, I. P. Digital Inclusion Strategies of a Learning Community in Times of Covid-19. Journal of Higher Education Theory and Practice, v. 22, n. 13, p. 243–253, 2022. DOI: https://doi.org/10.33423/jhetp.v22i13.5519

MELO A. S. L.; OLIVEIRA, C. S.; CAVALCANTE, J. M. B. As aulas remotas de língua portuguesa no contexto da pan-demia: os desafios de professores de escolas estaduais da região metropolitana do Recife–PE. Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais, v. 2, n. 3, p. 300 - 318, 2021.

O’CONNELL, C; LUCIĆ, L. An Informal Education Intervention in Response to the Covid-19 Pandemic: Homework Mentorships in a Berlin Refugee Shelter. Human Arenas, v. 4, n. 4, p. 616–631, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s42087-020-00161-3

OLIVEIRA, S. S; SILVA, O. S. F.; SILVA, M. J. O. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula. Interfaces Científicas, v. 10, n. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p25-40

S. B. P. Brito, I. O. Braga, C. C. Cunha, M. A. V., Palácio, I. Takenami. Pandemia da COVID-19: o maior desafio do século XXI. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 2, p. 54-63, 2020. DOI: https://doi.org/10.22239/2317-269x.01531

SCORSIM, E. Nova política pública dos Estados Unidos para ampliar a conectividade digital por internet banda larga: lições para o Brasil. 2019. Disponível em: <https://direitodacomunicacao.com/br/nova-politica-publica-dos-estados-unidos-para-ampliar-a-conectividade-digital-por-internet-banda-larga-licoes-para-o-brasil/>. Acesso em: 10 de set. 2023.

VILLARROEL, V.; PÉREZ, C.; ROJAS-BARAHONA, C. A.; GARCÍA, R. Distance education in a pandemic context: educational process characterization in Chilean universities. Formacion Universitaria, v. 14, n. 6, p. 65–76, 2021. DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-50062021000600065

Downloads

Publicado

15-04-2024

Como Citar

DA CRUZ, Cleide Ane Barbosa; SANTOS NASCIMENTO, Bruno; ALIBERTE DE ANDRADE MACHADO , Antonio; ANDRADE MONTEIRO MENEZES , Sandro; LUIZ SANTOS , Robson. Dificuldades de inclusão digital na educação no cenário da pandemia da Covid-19: uma análise bibliométrica. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 19, n. 54, p. 1–7, 2024. DOI: 10.47385/cadunifoa.v19.n54.4947. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/4947. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)