A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: INCLUSÃO SOCIAL E HUMANIZAÇÃO DO HOMEM DO CAMPO

Autores

  • elizabeth Macedo Fagundes Faculdade Guairacá
  • MariaLediana Bock Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v11.n22.1334

Palavras-chave:

Trajetórias Escolares, Trabalho, Zona rural.

Resumo

O objetivo da pesquisa é problematizar a Pedagogia da Alternância voltada para a educação no campo, pois reconhecemos que a zona rural apresenta particularidades em relação as exigências da educação formal vivenciada pelas escolas da área urbana. A zona rural demanda uma formação educativa que contemple, em um só projeto pedagógico, a integralização de dois saberes: o teórico e o prático. Num processo de formação que colabore com a valorização desse segmento social e da modernização e desenvolvimento da área rural. Nesse sentido, iremos problematizar o regime de alternância com o objetivo de observar suas potencialidades e também suas limitações. O intuito é aprofundar os debates em torno do tema e contribuir, a partir das reflexões, com novos modos de se relacionar com a educação rural para que ela seja inclusiva e que minimize a defasagem das trajetórias escolares, não afugentando os alunos da participação de processos de ensino-aprendizagem positivos, diminuindo os índices de repetentes e de desistências.

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Biografia do Autor

elizabeth Macedo Fagundes, Faculdade Guairacá

Docente do Colegiado de Pedagogia da Faculdade Guairacá do município de Guarapuava/Pr. Mestre em Ciência e Tecnologia pela UTFPR Ponta Grossa. Doutoranda em Ciências de la  pela Universidad Nacional de La Plata Argentina.

MariaLediana Bock, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Graduada em Pedagogia e Ciências Biológicas pela Faculdade Guairacá.Mestranda em Geografia pela UNCENTRO.

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Publicado

11-12-2019

Edição

Seção

Artigos