BIOINVASÃO NA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DEARRAIAL DO CABO - RJ: AMPLIAÇÃO DO DEBATE EM UNIDADES DE ENSINO PÚBLICO DO MUNICÍPIO.

Autores

  • Luiza Araujo Jorge de Aguiar Universidade do Estado do Rio de Janeiro Colégio Pedro II - Campus Engenho Novo II

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v11.n22.1356

Palavras-chave:

Espécies Exóticas, Educação Ambiental, Divulgação Científica.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma sucinta discussão sobre o estado de conhecimento geral de um conjunto de alunos da rede pública de ensino do município de Arraial do Cabo, litoral do estado do Rio de Janeiro, como forma de alertar para a necessidade de ampliação de discussão de assuntos de relevância local nas unidades de ensino do município. Foram entrevistados um total de 335 alunos. Os dados mostram que nenhum aspecto sobre o assunto foi de conhecimento geral de nenhuma classe etária, em nenhuma unidade de ensino. O nível de conhecimento obtido através do score dos índices de conhecimento se mantiveram baixos em todas as unidades de ensino. Estes indicativos sugerem que o debate sobre as causas e consequências das invasões biológicas na Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo precisa ser efetivamente ampliado nas escolas de ensino médio do município

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Biografia do Autor

Luiza Araujo Jorge de Aguiar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Colégio Pedro II - Campus Engenho Novo II

Geografa e Professora de geografia - PUC-Rio / Especialista em Gerenciamento Socioambiental Costeiro - COPPE/UFRJ / Especialista em Educação Profissional - EPSJV - Fiocruz / Mestre em Ensino de Ciencias - IFRJ / Doutoranda de Meio Ambiente - UERJ.

Docente do quadro permanente do Colégio Pedro II.

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Publicado

11-12-2019

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Artigos